Como usar o Transkribus para o reconhecimento automático de manuscritos
![]() |
O Transkribus é um software de reconhecimento de textos manuscritos que tem obtido bons resultados. Ele não tem custo, sendo uma plataforma que incentiva a colaboração, ainda que não seja um software livre.
Índice
Download, instalação e acesso
Ele não funciona online, sendo necessário fazer seu download e o registro no sistema deles, que será exigido em cada uso (é possível deixar salvo para que sempre conecte automaticamente, mas ele sempre fará login na sua conta).
O Transkribus não será instalado, pois basta descompactar e clicar no arquivo "Transkribus.exe" para iniciar o programa. Uma vez feito isso, é preciso fazer o login na tela, tal como se vê abaixo:
Primeiros passos
A tela inicial é cheia de botões e pode assustar.
A barra lateral esquerda é dedicada a gestão das imagens, enquanto a parte central é destinada a visualização de cada imagem e sua transcrição na parte inferior.
O vídeo abaixo apresenta todos os passos necessários para o uso e algumas de suas ferramentas mais importantes:
Criando Coleções e Grupos de trabalho
Para gerenciar as coleções (criar, editar, renomear, autorizar uso de terceiros), basta clicar no botão de coleções, tal como se vê na imagem abaixo:
Uma nova janela vai aparecer (destacada em rosa na imagem abaixo). Ali é possível selecionar uma coleção, criar novas coleções e gerenciar usuários.
Atenção para a barra de ferramentas que fica na parte inferior da imagem:
Para clicar em "Create" para criar uma nova coleção, em "Delete" para apagar e "Modify" para editar.
Para gerenciar as pessoas que vão acessar o documento ou ajudar na transcrição, basta clicar em "Manage Users".
Esse comando vai abrir uma nova janela:
Atenção para a barra lateral direita, onde é possível encontrar usuários pelo email ou nome:
Referências
Citação deste verbete |
Como citar: GIL, Tiago. "Como usar o Transkribus para o reconhecimento automático de manuscritos". In: CLIOMATICA - Portal de História Digital e Pesquisa. Disponível em: https://lhs.unb.br/cliomatica/index.php?title=Como_usar_o_Transkribus_para_o_reconhecimento_autom%C3%A1tico_de_manuscritos. Data de acesso: 11 de fevereiro de 2025. |
Informar erro nesta página |