Como colaborar

De BiblioAtlas - Atlas Digital da América Lusa
Ir para: navegação, pesquisa

Revisando.png

Você conhece geográfica e historicamente uma região? Identificou um erro em nossos conteúdos? Por favor, seja bem-vindo! Para isso, basta utilizar o link: INFORMAR ERRO


Escrevendo.png

BiblioAtlas é o suporte textual do Atlas Digital da América Lusa. Ela procura apresentar um texto explicativo para cada ponto, linha e polígono exibido no mapa principal. Contudo, procuramos publicar conteúdos feitos por especialistas nos mais diversos temas. A BiblioAtlas já conta com mais de 3000 verbetes, feitos por diversos especialistas, a maioria, mestrandos e doutorandos. Você pode colaborar com qualquer verbete, seguindo as instruções da aba "Verbetes" deste website. Sua contribuição será muito importante e a autoria será toda sua, evidentemente. Para Colaborar, basta clicar aqui.

Conquistando.png

Se você é especialista em alguma região, pode se "assenhorar" de dilatadas terras, capitanias, distritos ou vilas, visando melhorar a representação visual destes elementos no Atlas. Com isso, você mesmo poderá utilizar o resultado (na forma de mapas) em seus trabalhos acadêmicos, com uma cartografia feita sob medida para sua investigação. Para Colaborar, basta entrar em contato conosco.

Você pode ter alguma ideia sobre isso ao clicar NESTE LINK.


Enviando.png

Você fez uma longa pesquisa, produziu mapas, gráficos, tabelas e agora tem interesse em compartilhar isso no Atlas? Nós podemos cuidar disso para você. A autoria da pesquisa será sua, obviamente. Para tanto, basta fazer seu registro neste site e enviar os conteúdos através da aba "Arquivos". Uma vez enviado, ele entrará na fila de preparação para depois ser publicado nos websites do Atlas. Teses, dissertações ou monografias, por exemplo, geram dezenas de informações secundárias, que foram importantes para contextualizar seu objeto, e podem agora virar verbetes na BiblioAtlas.

Nosso projeto também pretende criar um grande banco de dados de gráficos, mapas e tabelas encontradas em livros, artigos, dissertações e teses sobre o Brasil Colonial. Esta base estará em breve disponível aqui. Para Colaborar, basta entrar em contato conosco.


Marcando.png

Se você já tem alguma noção de cartografia digital e já produziu algum conteúdo histórico para o Brasil colonial, pode colaborar conosco enviando esta informação, que será compartilhada no Atlas. Apesar do fato de "pontos" não serem considerados produção acadêmica, cada informação destas é detalhada com a AUTORIA dela. Marcar um ponto envolve enorme pesquisa e não ignoramos o responsável por este trabalho. Para "enviar pontos", entre na aba "Base de Lugares" e preencha os campos. Para Colaborar, basta entrar em contato conosco por email para efetivar seu registro nas plataformas digitais.

Você pode ter alguma ideia sobre isso ao clicar NESTE LINK.

Caso você tenha interesse em aprender sobre isso, estamos publicando conteúdos sobre cartografia histórica e cartografia digital neste website, basta seguir os links. Você também pode assistir aos vídeos do Atlas, no nosso canal youtube.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Cartografia
Canais
Institucional
Ferramentas