Ações

Itijuru

De Atlas Digital da América Lusa

(Redirecionado de Itijuru (lagoa))

Coleção Levy Pereira


Itijuru

Lagoa fluvial que deságua no rio 'Guaiaĩ' (Rio da Redinha-Rio Doce-Rio Guaju) e que recebe o 'Caraguata' (Rio do Mudo).


Natureza: lagoa.


Mapa: PRÆFECTURÆ DE PARAIBA, ET RIO GRANDE.


Capitania: RIO GRANDE.


Nome atual: Lagoa de Extremoz ou Lagoa de Guajiru.


Nomes históricos: Itijuru, Tijuru, Guajiru, Alagoa ∂Ԑ Matujar.

Citações:

►Mapa RG-N (Albernaz, 1626/1627), desenhada como lagoa, sem nome, na cabeceira de rio com barra no oceano, também sem nome.

►Mapa RG (IAHGP-Vingboons, 1640) #51 CAPITANIA DE RIO GRANDE, plotada como lagoa, 'Alagoa ∂Ԑ Matujar', que desagua no rio 'Rº. Guasjao', e recebe o 'Rº. ∂os Carcatuos'.

►Mapa Y-51 (4.VEL Y, 1643-1649) De Cust van Brazil tusschen Rio Jan desta en cabo Roques, plotada como lagoa, sem nome, no rio com barra no oceano, também sem nome, com barra na 'Bª. ginapabo:'.

(Câmara Cascudo, 1956):

@ pg. 249:

"Itijuru, nascença do Guajaí (Guagiru), é a lagoa de Guagiru ou de Estremoz, dezesseis quilômetros do Natal, grande e maravilhosa lagoa tradicional, povoada de lendas e de assombrações, com tesouro enterrado e cobras encantadas. Apenas, em Marcgrave, há um rio que aí deságua.".

@ pg. 249-250:

"(73) ... A tradição aponta a lagoa de Estremoz como guardando vestígios de trabalhos holandeses, constantes de duas estreitas faixas de terra que quase a atravessam. OS HOLANDESES NO RIO GRANDE DO NORTE, VIII. Mons. Pizarro menciona esse trabalho, MEMÓRIA HISTÓRICA DO RIO DE JANEIRO, liv. VII, 156-157, Rio de Janeiro, 1822. Milliet de Saint Adolphe cita igualmente a tradição, DlCIONÁRIO, Paris, 1845. ".

(Câmara Cascudo, 1968), pg. 128:

"TIJURU:- O mais antigo nome da lagoa de Estremoz. De ti-iuru, a bôca, garganta, barra do rio (Séc. XVI).".






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "Itijuru". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Itijuru. Data de acesso: 31 de março de 2020.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página