Ações

Vila Nova de Soure

De Atlas Digital da América Lusa

(Redirecionado de Vila de Soure (Capitania do Siará))

Vila Nova de Soure

Geometria Ponto

Histórico

Denominação Início Término
Aldeamento dos Caucaias
Populacao > Aldeamento
antes de 1759 1759
Vila Nova de Soure
Populacao > Vila
1759 1808
por Reginaldo Correia
Este site foi criado em uma Universidade Federal (UnB) e produz conteúdo de qualidade para todos (com a participação de diversos professores de outras instituições federais!).
Valorize esse patrimônio!
Diga não aos cortes!


O núcleo de população de Soure era uma aldeia de índios chamada Caucaia, quando em 1759 foi elevada á vila com o nome de Vila Nova de Soure. Pela Carta Régia de 22 de outubro de 1735 os jesuítas ficaram encarregados da direção de seis aldeias de índios que existiam no Ceará e foram depois reduzidas a quatro – Ibiapaba, Caucaia, Porangaba e Paupina. Em conseqüência da luta entre o Marquês de Pombal e os jesuítas, expediu o Governo português, a 14 de setembro de 1758, ordem ao Ouvidor de Pernambuco – Bernardo Coelho da Gama Casco – para seqüestrar os bens desses religiosos nessa Capitania e suas anexas e para elevar em vilas as aldeias de índios que fossem retiradas á administração desses sacerdotes. Gama Casco sai de Recife a 19 de maio de 1759, vem em sumaca diretamente a Camocim e daí para Ibiapaba e erigi em vilas sucessivamente as aldeias da Ibiapaba (Viçosa), Caucaia (Soure), Porangaba (Arroches) e Paupina (Messejana). Essas ereções e o provimento dos cargos se realizaram de acordo com a Provisão régia de 14 de abril de 1755, Alvará de 8 de maio de 1758 [1].


Referências

  1. GIRÃO, Raimundo. MARTINS FILHO, Antônio. O ceará. Fortaleza: Editora Fortaleza, 1ª Ed, 1939, pág. 418



Citação deste verbete
Autor do verbete: Reginaldo Correia
Como citar: CORREIA, Reginaldo. "Vila Nova de Soure". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Vila_Nova_de_Soure. Data de acesso: 18 de setembro de 2019.



Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)

Informar erro nesta página