Tipos de editores e suas diferenças

De Cliomatica - Digital History
Tempo estimado de leitura deste artigo 7 minutos - por Tiago Gil


Se o leitor está acostumado com o Microsoft Word e feliz com ele, muito bem, mas convém saber que ele não é a única alternativa. Há diversos editores de texto e alguns são até melhores que o famoso programa do Office. Vejamos algumas opções:

  • Editor de Texto do Google Drive (online): Trata-se de um editor de texto online amigável. Ele já funciona com uma grande quantidade de ferramentas e é possível adicionar outras tantas através dos add ons (complementos) que oferecem diversas funcionalidades, algo que não existe para o Word. Além disso, ele permite integração com outras ferramentas do Drive e com scripts de programação que podem ser usadas para desenvolver ferramentas exclusivas (caso o usuário saiba um pouco de código). Uma das grandes vantagens de usar esse sistema é que o usuário pode compartilhar seu documento com outras pessoas e elas podem editar ao mesmo tempo, o que é excelente para trabalhos coletivos e projetos de pesquisa de grupos, sendo também muito útil para revisões de textos, uma vez que o autor pode acompanhar cada passo do revisor sem a comparação entre duas versões. É capaz de importar a maioria dos formatos e exportar nas mesmas formas. Tem integração com o editor de referências Zotero.
  • Writer LibreOffice (offline e instalado): É um editor de texto que funciona instalado no computador e tem muitas funcionalidades. Sendo software livre e código aberto, ele permite que os usuários criem ferramentas adicionais para tarefas diferentes, fazendo desse programa uma solução bem interessante. É capaz de importar a maioria dos formatos e exportar nas mesmas formas.Tem integração com o editor de referências Zotero.
  • Latex (linguagem de edição): Não é um programa, mas uma linguagem de programação que pode ser feita em diversos software apropriados para ela, como o amigável Lyx e o Kyle. A linguagem não é difícil e pode ser aprendida em pouco tempo. Uma vez que o usuário criou seu primeiro modelo, ele pode ser usado para outros textos, com grande facilidade. Muitas revistas acadêmicas oferecem aos potenciais autores modelos latex no formato desejado. As vantagens são muitas, pois permite a criação de documentos com alta qualidade, a velocidade de processamento (por ser muito simples) e a ligação com inúmeros outros sistemas. A desvantagem se resume à necessidade de aprendizado. Tem integração com o editor de referências Zotero.


Referências



Citação deste verbete
Como citar: GIL, Tiago. "Tipos de editores e suas diferenças". In: CLIOMATICA - Portal de História Digital e Pesquisa. Disponível em: http://lhs.unb.br/cliomatica/index.php/Tipos_de_editores_e_suas_diferen%C3%A7as. Data de acesso: 24 de junho de 2024.






Informar erro nesta página