Ações

Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro

De Atlas Digital da América Lusa

(Diferença entre revisões)
m (Substituindo texto 'category:Cidades e Vilas' por 'category:Cidades e vilas')
Linha 1: Linha 1:
 
{{verbete|nome=Tiago|sobrenome=Gil|verbete=
 
{{verbete|nome=Tiago|sobrenome=Gil|verbete=
  
 +
Fundada por [[Estácio de Sá]] em 1565 no contexto de embates entre portugueses e franceses na costa americana. como apontou [[José de Anchieta]] algumas décadas depois:
  
 +
 +
{{trecho|fonte=[[ANCHIETA, José de. Enformação do Brazil, e de suas capitanias, 1584. RHIGB, vol. 6, 1844|José de Anchieta]]|texto=No ano de 1564 chegou Estácio de Sá sobrinho do governador Men de Sá ao Rio de Janeiro com a armada que trouxe de Portugal e muitos moradores do Brasil assim portugueses como índios cristãos e não indo bem fornecida do necessário para aquela empresa se foi a São Vicente onde esteve apercebendo-se de mantimentos e do mais necessário fez canoas ligeiras em que no janeiro seguinte com muita gente de São Vicente portugueses, mamelucos, e índios tornou ao Rio de Janeiro com os mais navios da armada e no princípio de março tomou logo terra ao longo do porto, que chamam pão de açúcar na entrada da barra, e fez casas de madeira e cerca onde se recolho com parte da gente ficando a outra nos navios e d'aí com as canoas começou a conquistas tamoios e os foi levando pouco a pouco havendo muito notáveis e milagrosas vitórias...}}
  
  

Edição de 09h37min de 22 de janeiro de 2015

por Tiago Gil


Fundada por Estácio de Sá em 1565 no contexto de embates entre portugueses e franceses na costa americana. como apontou José de Anchieta algumas décadas depois:


Aspa1.png No ano de 1564 chegou Estácio de Sá sobrinho do governador Men de Sá ao Rio de Janeiro com a armada que trouxe de Portugal e muitos moradores do Brasil assim portugueses como índios cristãos e não indo bem fornecida do necessário para aquela empresa se foi a São Vicente onde esteve apercebendo-se de mantimentos e do mais necessário fez canoas ligeiras em que no janeiro seguinte com muita gente de São Vicente portugueses, mamelucos, e índios tornou ao Rio de Janeiro com os mais navios da armada e no princípio de março tomou logo terra ao longo do porto, que chamam pão de açúcar na entrada da barra, e fez casas de madeira e cerca onde se recolho com parte da gente ficando a outra nos navios e d'aí com as canoas começou a conquistas tamoios e os foi levando pouco a pouco havendo muito notáveis e milagrosas vitórias... Aspa2.png
José de Anchieta


Referências




Citação deste verbete
Autor do verbete: Tiago Gil
Como citar: GIL, Tiago. "Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Cidade_de_S%C3%A3o_Sebasti%C3%A3o_do_Rio_de_Janeiro. Data de acesso: 22 de maio de 2024.



Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)

Informar erro nesta página