Ações

Cor. Aface

De Atlas Digital da América Lusa

(Diferença entre revisões)
(Criou página com 'Coleção Levy Pereira Cor. Aface '''Natureza:''' curral '''Mapa:''' PRÆFECTURÆ DE PARAIBA, ET RIO GRANDE ...')
 
Linha 35: Linha 35:
 
Observamos que só há no [[BQPPB]], na área, o riacho 'Tatuĩmambuco', o que reforça a possibilidade de que o topônimo 'Cor. Aface', com a letra f grafada parecida com a letra s,  possa ter sido interpretado  como córrego, riacho, Asecé.
 
Observamos que só há no [[BQPPB]], na área, o riacho 'Tatuĩmambuco', o que reforça a possibilidade de que o topônimo 'Cor. Aface', com a letra f grafada parecida com a letra s,  possa ter sido interpretado  como córrego, riacho, Asecé.
  
===Citação deste verbete===
 
Autor do verbete: [[Levy Pereira]]
 
  
Como citar: PEREIRA, Levy. "{{PAGENAME}}". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: {{fullurl:{{PAGENAME}}}}. Data de acesso: {{CURRENTDAY}} de {{CURRENTMONTHNAME}} de {{CURRENTYEAR}}.
+
{{citacao1}} Levy Pereira{{citacao2}} PEREIRA, Levy {{citacao3}}

Edição de 17h35min de 20 de novembro de 2012

Coleção Levy Pereira


Cor. Aface


Natureza: curral


Mapa: PRÆFECTURÆ DE PARAIBA, ET RIO GRANDE


Capitania: PARAIBA

Curral na m.e. do 'Mongaguaba' (Rio Mamanguape), entre esse rio e o 'Tatuĩmambuco' (Rio Mumbuca).

Nome histórico:' Cor. Aface.


Nome atual: ...


Nota:

Pode ter sido citado como "riacho do Asecé" por (Câmara Cascudo, 1956), comentando o BQPPB baseado na entrada de Elias Herckmans, pg. 225:

"Daí, furando descampados, à Tamoatamiri (Tamuatá-mirim), curral de Antonio de Sauedo (Azevedo), rio das Pedras, descansando numa propriedade de Duarte Gomes da Silveira, de onde saiu, rumando o oeste, ao longo do Mongagauba (Mamanguape), pelos currais de Domingos Pires, riacho do Asecé, ladeando a lagoa da Cruz, pelo curral de Antônio Pento (Bento), atravessando o rio Tatuimambuco, lagoa de Piracupu, rio Caranbi, rio Ibitirapoá, pelas fraldas das serras, passando o Arassaohoh (Arassaí, Arassagi, afluente esquerdo do Mamanguape). ".

Observamos que só há no BQPPB, na área, o riacho 'Tatuĩmambuco', o que reforça a possibilidade de que o topônimo 'Cor. Aface', com a letra f grafada parecida com a letra s, possa ter sido interpretado como córrego, riacho, Asecé.


Citação deste verbete

Autor do verbete: Levy Pereira

Como citar: PEREIRA, Levy . "Cor. Aface". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Cor._Aface. Data de acesso: 15 de outubro de 2019.



Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)