Ações

Domingo 11. (Março)

De Atlas Digital da América Lusa

Domingo 11. (Março)

Geometria

Acabado o valle que tem a largura de hum quarto de Legoa, subimos ao Monte em forma de Degrao para o terreno superior, o qual posto que mais elevado, contudo igual, por este segue o Albardão geral para Leste entre as Cahidas dos principaes Rios Ycabaquá e Bacacay. Nestas emediaçoens houve antigamente huma Fazenda dos Indios, intitulada de Santo Agostinho de que já não existe mais do que o nome. Ha hum Arroyo cujas ultimas pontas marcamos Legoa e terço a Nor Nordeste deste Acampamento e vai entrar no Bacacay como adiante diremos, e deixando finalmente esta Coxilha, que continua depois a Nordeste 35.° com o apellido da de S. Lourenço para o interior dos Dominios de Portugal, voltamos a Noroeste pela Coxilha de S. Jeronimo, tendo atravessado, na volta por Oeste, o Galhito das Cabeceiras de hum Arroyo desta mesma invocação, acampamos na margem do Sul de huma pequena Lagoa artificial, sobre o dito Albardão de S. Jeronimo. Rumo geral verdadeiro ... Noroeste 42.0 4. 1. 2, m. 5.

6. o, 9 em direitura ....

Distancias

pelas voltas do caminho

Latitude observada . . . A . 30o 22' 58’’ 1/2

O terreno superior destas Coxilhas he sufrivelmente bom, porem as quebradas das Coxilhas Lateraes, ou são asperas ou muito pedregozas.


Da Lagoa artificial de S. Jeronimo.

A Lagoa ou Lago, junto do qual pouzamos, tem a maior extensão de Leste, Oeste, de cento e sessenta braças proximamente, e na Largura cem: a sua figura he quazi Elyptica ou oval, e no seu centro sempre de nado. Pela parte do Norte, lhe serve de alta trincheira a Lomba ou Collina mais elevada, que nasce na mediania deste Albardão: a sua extremidade Occidental tem o principio na Canhada, que desce do Lombo da mesma Coxilha, ali o pé e que dá o escou-o das agoas, e talvez alguma subterranea vertente para a Lagoa. Do lado do Sul, he a sua margem huma Collina muito suavemente inclinada, falda Oriental do expressado Albardão pelo seu Extremo Oriental lhe repreza as agoas o Parapeito artificial, ou pequena muralha de terra, e pedras, em cujo meyo ha duas grandes e copudas Arvores das quaes os troncos servem como de esteyos ou apoyos, não obstante o que sempre ha na sua união inferior com o natural, terreno hum olho dagua, que da sahida a superabundancia da mesma Lagoa, e corre para Leste pela continuação da canhada cheya de alguns Arbustos, e macega, até entrar no Arroyo de São Jeronimo.

Hé provavel crie alguns Peixes, e nella se conservem; como tambem de supor, que fosse feita para dar agoada as Cavalhadas, e Gado da Estancia, que parece aqui existio, cujas provas se tirão dos differentes arbustos que permanecem sobre a vizinha Lomba, ou Collina notada ao Norte deste Lago proprios dos Lugares, onde houve antigamente algum Rodêo (*) ou ajuntamento de Animaes.