Ações

Lago grande (lagoa fluvial)

De Atlas Digital da América Lusa

(Diferença entre revisões)
(Criou página com 'Coleção Levy Pereira Lago grande '''Natureza:''' lagoa fluvial '''Mapa:''' PRÆFECTURA DE CIRÎÎĬ, vel S...')
 
m (Substituindo texto ' {| . | align="center" style="background:#f4d485;"|'''''Citação deste verbete''''' |- |- | '''Autor do verbete:''' Levy Pereira '''Como citar:''' PEREIRA, Levy . "Substituir texto". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do A)
Linha 46: Linha 46:
  
  
{{citacao1}} Levy Pereira{{citacao2}} PEREIRA, Levy {{citacao3}}
+
{{Citar|nome=Levy|sobrenome=Pereira}}
 +
 
 +
{{Ref|nome=Levy|sobrenome=Pereira}}
 +
 
 +
[[Category: Coleção Levy Pereira]]

Edição de 09h18min de 8 de janeiro de 2013

Coleção Levy Pereira


Lago grande


Natureza: lagoa fluvial


Mapa: PRÆFECTURA DE CIRÎÎĬ, vel SEREGIPPE DEL REY cum Itâpuáma


Capitania: CIRÎÎĬ

Lagoa fluvial na m. d. do 'Parapĩtinga ou Rio de S.Francifco' (Rio São Francisco), a oeste da 'Itabanga o∫ E∫elsberg' (Serra da Tabanga).


Nomes históricos: Lago grande; Lago Grande.


Nome atual: ...

Notas:

● atualmente não há lagoa de grande porte nessa área - vide mapa IBGE Geocódigo 2802403 Gararu-SE.

● o Rio de Maria Pereira escavou um vale profundo (canion) na Serra da Tabanga para desaguar no Rio São Francisco - possivelmente no século XVII estava obstruído, formando uma grande lagoa.

● o canion é notável e foi citado por Theodoro Sampaio, (Sampaio, 1905) pg. 13-14, como a profunda quebrada conhecida como Buraco de Maria Pereira:

"De Traipú em diante o rio se estreita um pouco, as montanhas debruçam-se mais sobre as margens, oferecendo a miúdo escarpas elevadas de micaschisto, profundas quebradas como aquela muito característica, conhecida na localidade por Buraco de Maria Pereira, e na corrente, agora mais acelerada do rio, grande quantidade de rochedos, travessões e ilhéus ásperos.".

● a 'Carta Corographica para a Divisão das Comarcas, Termos e Municipios da Provincia SERGIPE DEL REY ... pelo Tenete Coronel do Imperial Corpo de Engenheiros João Bloem no anno de 1844' desenha esse rio e na sua foz no São Francisco o identifica como 'Buraquinho de Mª. Perª.'.

Citações

►(Câmara Cascudo, 1956), pg. 141-142:

"Vê-se agora o segundo curral, hier Cordeiro, pertencente ao colono Papen, Papen curral, o Ianipatiua, Genipatuba naturalmente, na curva de um afluente com uma lagoa A des Pedras, talvez Intans; outro curral com denominação que traduz caraterística local, Steenen curral, curral das Pedras, Gararu hoje. Depois o Lago Grande, correspondendo possivelmente à lagoa de Mandins, outra lagoa e, desde o Steenen curral vêm serras moldurando o rio.".






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "Lago grande (lagoa fluvial)". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Lago_grande_(lagoa_fluvial). Data de acesso: 27 de abril de 2024.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página