Ações

Ourém

De Atlas Digital da América Lusa

(Diferença entre revisões)
(Criou página com 'Pesquisando na internet podemos encontrar sites<ref>IBGE @cidades: Ourém - PA</ref> que, contando a história de Ourém, citam que era uma casa forte fundada por [[Luis de Mo...')
 
m (Vmaluly moveu página Ourém para Vila de Ourém)

Edição de 09h06min de 14 de janeiro de 2015

Pesquisando na internet podemos encontrar sites[1] que, contando a história de Ourém, citam que era uma casa forte fundada por Luis de Moura antes de se tornar vila, e que por ali passava um caminho que ligava Belém e Bragança. A partir da leitura de um documento[2] de pedido de sesmaria feito por Luis de Moura em 1725 (confirmado em 1727) temos certas pistas de que seja uma primeira citação do local onde foi erguida a Vila de Ourém. Esse documento cita Luis de Moura como capitão de uma casa forte, e fala dela como uma “casa forte no caminho do Pará”, e em seu anexo, que é uma resposta ao pedido de sesmaria, fala de uma “casa forte no caminho do Maranhão”. Isso nos faz pensar que talvez a localização ainda não tivesse um nome específico, pois não era uma povoação e por isso é tratada pela generalização do local, que fica no caminho entre Pará e Maranhão.

Há outro documento do AHU de 1737 que fala da confirmação de Luis de Moura como capitão da Casa Forte do Rio Guamã e descimento de índios.

Foi elevada a vila antes de 1754.[3] A instalação do lugar se deu em um contexto de reformulação das políticas e da administração da região norte da colonia portuguesa. Servia de local de escoamento de mercadorias entre Belém e Bragança. O caminho para Belém se fazia pelo Rio Guamá, contando 60 léguas[4].

Em 1762 tornou-se município e com o desenvolvimento econômico da região e de Bragança, também cresceu.


References

  1. IBGE @cidades: Ourém - PA
  2. AHU_ACL_CU_013, Cx. 10, D. 896
  3. Há um documento do Projeto Resgate do Arquivo Historico Ultramarino de 1754 que cita a vila de Ourém como “recentemente criada”
  4. Jornal do Instituto Histórico Geográfico Brasileiro, Vol. 8 Rio de Janeiro, 1867. GoogleBooks p.530


Autor do verbete: Luiza Moretti