Ações

PROBLEMA IV - Tirar com a Bussola as voltas, cotovelos, e irregularidades de uma ribeira

De Atlas Digital da América Lusa

(Diferença entre revisões)
(Criou página com 'Tirar com a Bussola as voltas, cotovelos, e irregularidades de uma ribeira. Para este ministério é a Bussola o mais próprio instrumento, e o de melhor expedição. Supo...')
 
(Limpou toda a página)
Linha 1: Linha 1:
Tirar com a Bussola as voltas, cotovelos, e irregularidades de uma ribeira.
 
  
Para este ministério é a Bussola o mais próprio instrumento, e o de melhor expedição.
 
 
Suponho que se querem tomar as voltas, e irregularidades da ribeira ABCD, (Figura décima sétima, estampa quarta) e que queremos começar no ponto A, e acabar no ponto D. Ponha-se a Bussola no ponto A, e pela pínula do Sul se enfie o ponto B, que é a primeira volta, ou cotovelo mais considerável, que aribeira faz; e esta linha reta assim considerada, se verão entre o ponto A, e o ponto B as voltas menos consideráveis, que vai fazendo a ribeira, da linha imaginada [97] ... se lançarão perpendiculares fingidas, que se mediram, e irão notando, e também os graus, que a agulha aponta ; e caminhando para o ponto B, se irá medindo a distancia AB, e notando : isto feito, no ponto B se fará segunda estação, e se notarão os graus apontados, e tudo o mais, como na primeira estação : no ponto C se irá fazer terceira estação, e outra quarta estação no ponto D, se houver de continuar mais para diante.
 
 
No papel, ou borrador se irá fazendo a figura de algum modo semelhante a figura, que a ribeira faz no terreno, e notando tudo.
 
 
É necessário dar nome as estações, como primeira, segunda, etc., e se houver casas, moinhos, pontes outra qualquer coisa se deve no tudo em seus próprios lugares
 
[98] Os graus achados pela agulha em cada estação, e a distancia de um ponto a outro, como também os bojos, e recôncavos, que faz a ribeira, se podem também escrever desta sorte, supondo por exemplo sete estações.
 
 
Estações        | Graus | braç.  | bojos      | recocav
 
1. De A até B      335. 90.   No meio
 
2. de B até C     275. 45.   Braças – 5
 
3. de C até D     225. 36.   Nos lados
 
4. para diante      348. 40.
 
5. Para diante      273. 50. Desigual
 
6. Para diante    170. 40.    No meio 8.  Entre 2.
 
7. Para diante    250.    35.      Entre 2.e 4.  E—3-
 
 
[99] Mas é melhor ir notando na figura da mesma ribeira assim as distancias de estação a estação com o numero de graus apontado, como também os bojos, e côncavos com as medidas das fagittas, ou perpendiculares.
 
 
Por este modo se devem tomar os caminhos, principalmente os que fá feitos, ou se querem fazer de novo por entre matos fechados; e pelo mesmo modo se toma o contorno dos montes, das Ilhas, e âmbitos de alguns sítios muito irregulares, como também as voltas, e irregularidades das costas marítimas.
 

Edição de 14h46min de 11 de março de 2013