Ações

S. Antaõ (igreja)

De Atlas Digital da América Lusa

(Diferença entre revisões)
(Criou página com 'Coleção Levy Pereira S. Antaõ '''Natureza:''' igreja '''Mapa:''' PRÆFECTURÆ PARANAMBUCÆ PARS BOREALIS,...')
 
 
(2 edições intermediárias de um usuário não apresentadas)
Linha 1: Linha 1:
[[File:colecao_levy.png|link=Coleção_Levy_Pereira|Coleção Levy Pereira]]
+
{{Levy}}
  
  
  
S. Antaõ
+
====S. Antaõ====
  
 +
Igreja na [[m.e.]] do 'Tapacurai' - 'Tapacûrá' (Rio Tapacurá).
  
  
'''Natureza:''' igreja
+
'''Natureza:''' igreja.
  
  
 +
'''Mapa:''' [[PRÆFECTURÆ PARANAMBUCÆ PARS BOREALIS, una cum PRÆFECTURA de ITÂMARACÂ]].
  
'''Mapa:''' [[PRÆFECTURÆ PARANAMBUCÆ]] PARS BOREALIS, una cum [[PRÆFECTURA de ITÂMARACÂ]]
 
  
 +
'''Capitania:''' PARANAMBVCA.
  
  
'''Capitania:''' PARANAMBVCA
+
'''Nome histórico:''' Capela de Santo Antão (S. Antaõ).
 
+
Igreja na m.e. do 'Tapacurai' - 'Tapacûrá' (Rio Tapacurá).
+
 
+
''Nome histórico:''' Capela de Santo Antão (S. Antaõ).
+
  
 
Núcleo histórico do povoado e vila de Santo Antão, elevada à categoria de cidade em 6/5/1843 com o nome de Cidade da Vitória, atual cidade de Vitória de Santo Antão-PE.
 
Núcleo histórico do povoado e vila de Santo Antão, elevada à categoria de cidade em 6/5/1843 com o nome de Cidade da Vitória, atual cidade de Vitória de Santo Antão-PE.
 
  
  
Linha 29: Linha 26:
 
====Citações====
 
====Citações====
  
►Mapa PE ([[Orazi]], 1698) PROVINCIA DI PERNAMBVCO, plotado, 'S. Antaõ', na m.e. do  'Tapacurai' - 'Iapacura' (Rio Tapacurá).
+
►Mapa PE [[(Orazi, 1698)]] PROVINCIA DI PERNAMBVCO, plotado, 'S. Antaõ', na [[m.e.]] do  'Tapacurai' - 'Iapacura' (Rio Tapacurá).
  
►(Calado, 1648), Volume 2, Livro Quarto, Capítulo 1, pg. 13-34 descreve a Batalha das Tabocas, ocorrida no dia 3 de agosto de 1645, das 13:30h ao anoitecer, nas margens desse rio - primeira vitória dos pernambucanos sobre os neelandeses. Destacamos:
+
[[(Calado, 1648)]], Volume 2, Livro Quarto, Capítulo 1, pg. 13-34 descreve a Batalha das Tabocas, ocorrida no dia 3 de agosto de 1645, das 13:30h ao anoitecer, nas margens desse rio - primeira vitória dos pernambucanos sobre os neelandeses. Destacamos:
  
 
@ pg. 20:
 
@ pg. 20:
Linha 42: Linha 39:
  
  
{{citacao1}} Levy Pereira{{citacao2}} PEREIRA, Levy {{citacao3}}
+
{{Citar|nome=Levy|sobrenome=Pereira}}
 +
 
 +
{{Ref|nome=Levy|sobrenome=Pereira}}
 +
 
 +
[[Category: Coleção Levy Pereira]]

Edição atual tal como 13h45min de 3 de janeiro de 2015

Coleção Levy Pereira


[editar] S. Antaõ

Igreja na m.e. do 'Tapacurai' - 'Tapacûrá' (Rio Tapacurá).


Natureza: igreja.


Mapa: PRÆFECTURÆ PARANAMBUCÆ PARS BOREALIS, una cum PRÆFECTURA de ITÂMARACÂ.


Capitania: PARANAMBVCA.


Nome histórico: Capela de Santo Antão (S. Antaõ).

Núcleo histórico do povoado e vila de Santo Antão, elevada à categoria de cidade em 6/5/1843 com o nome de Cidade da Vitória, atual cidade de Vitória de Santo Antão-PE.


Nome atual: Igreja Matriz de Vitória de Santo Antão - PE.

[editar] Citações

►Mapa PE (Orazi, 1698) PROVINCIA DI PERNAMBVCO, plotado, 'S. Antaõ', na m.e. do 'Tapacurai' - 'Iapacura' (Rio Tapacurá).

(Calado, 1648), Volume 2, Livro Quarto, Capítulo 1, pg. 13-34 descreve a Batalha das Tabocas, ocorrida no dia 3 de agosto de 1645, das 13:30h ao anoitecer, nas margens desse rio - primeira vitória dos pernambucanos sobre os neelandeses. Destacamos:

@ pg. 20:

...além disto os mais dos Holandeses, que escaparam com vida deste encontro, confessavam por suas bocas, que no mais fervoroso, e perigoso da bateria, viram andar entre os Portugueses uma mulher muito formosa, vestida de branco, e azul, com um menino nos braços, e junto a ela um velho venerando, em hábito de ermitão, os quais davam armas, pólvora, e balas aos nossos soldados; ...".

@ pg. 21:

"Pois o venerando velho, que vinha acompanhando a esta Senhora, bem se deixa coligir que seria o glorioso Santo Antão, o qual entre aquelas ásperas montanhas, e inabitados campos tinha uma Igreja, aonde os moradores de Pernambuco (quando Deus queria) lhe iam todos os anos, aos dezessete dias de Janeiro com os moradores daqueles matos circunvizinhos, a fazer uma festa, com Missa, e pregação, para que lhes guardasse, e defendesse seus gados, e cavalgaduras dos tigres, onças, e suçuaranas, que se criam, e vivem entre aquelas brenhas, e também para que lhes defendesse as suas roçarias de farinha, e legumes, dos porcos do mato, chamados na língua Brasílica Taiassuaté, ou Taíassuterica, os quais aonde chegam deixam tudo destruído; e como depois que os Holandeses entraram em Pernambuco ficou a sua Igreja ao desamparo, e os hereges lhe fizeram a sua imagem em pedaços: tanto que os viu naquela paragem, brigando com os Cristãos Católicos que era a nossa gente, veio ajudar-nos a vencer, e a significar-nos, que estava de nossa parte, e juntamente a castigar os desaforos que os inimigos da Fé fizeram em sua Igreja, e a despertar em nós a memória, e cuidado de o servirmos, e venerarmos.".






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "S. Antaõ (igreja)". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/S._Anta%C3%B5_(igreja). Data de acesso: 8 de maio de 2024.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página