Ações

Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá

De Atlas Digital da América Lusa

(Diferença entre revisões)
m (Tiagogil moveu a página Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuyabá para Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá através de um redirecionamento)
 
(4 edições intermediárias de um usuário não apresentadas)
Linha 1: Linha 1:
{{Verbete|nome=Joana|sobrenome=Carbonesi|verbete=A Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá foi uma [[vila]] criada em 1727 que fazia parte, primeiramente, da [[capitania de São Paulo]] e, a partir de 1748, passou a fazer parte da [[capitania de Mato Grosso]].
+
{{Verbete|nome=Joana|sobrenome=Carbonesi|verbete=A Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuyabá foi uma [[vila]] criada em 1727 que fazia parte, primeiramente, da [[capitania de São Paulo]] e, a partir de 1748, passou a fazer parte da [[capitania de Mato Grosso]].
  
Antes de se tornar uma vila, o território de Cuiabá atraiu moradores após a descoberta de ouro na localidade. Em 1723, o [[Capitão Jacinto Barbosa Lopes]] construiu a Igreja matriz, com o nome de Igreja do Senhor Bom Jesus de Cuiabá. Em novembro 1726, [[Dom Rodrigo Cesar de Meneses]], o Capitão Geral Governador da [[capitania de São Paulo]], visitou o arraial e, em 1º de janeiro de 1727, o elevou à categoria de vila. Assim, a localidade passou a se chamar Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá e teve sua Câmara instalada.<ref>MENDONÇA, Rubens de. Historia de Mato Grosso (Através dos seus Governadores). 1967.</ref> Apesar de ser um arraial antes de se tornar vila, a existência de uma Igreja matriz de 1723 à 1727 sugere que, talvez, ele tivesse sido uma freguesia.                     }}
+
Antes de se tornar uma vila, o território de Cuyabá atraiu moradores após a descoberta de ouro na localidade. Em 1723, o [[Capitão Jacinto Barbosa Lopes]] construiu a Igreja matriz, com o nome de Igreja do Senhor Bom Jesus de Cuyabá. Em novembro 1726, [[Dom Rodrigo Cesar de Meneses]], o Capitão Geral Governador da [[capitania de São Paulo]], visitou o arraial e, em 1º de janeiro de 1727, o elevou à categoria de vila. Assim, a localidade passou a se chamar Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuyabá e teve sua Câmara instalada.<ref>MENDONÇA, Rubens de. Historia de Mato Grosso (Através dos seus Governadores). 1967.</ref>                      }}
 
[[Category:População e Território]]
 
[[Category:População e Território]]
 
[[Category:Capitania de Mato Grosso]]
 
[[Category:Capitania de Mato Grosso]]
 +
[[Category:Capitania de São Paulo]]
 
[[Category:Cidades e vilas]]
 
[[Category:Cidades e vilas]]

Edição atual tal como 06h32min de 8 de abril de 2019

por Joana Carbonesi


A Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuyabá foi uma vila criada em 1727 que fazia parte, primeiramente, da capitania de São Paulo e, a partir de 1748, passou a fazer parte da capitania de Mato Grosso.

Antes de se tornar uma vila, o território de Cuyabá atraiu moradores após a descoberta de ouro na localidade. Em 1723, o Capitão Jacinto Barbosa Lopes construiu a Igreja matriz, com o nome de Igreja do Senhor Bom Jesus de Cuyabá. Em novembro 1726, Dom Rodrigo Cesar de Meneses, o Capitão Geral Governador da capitania de São Paulo, visitou o arraial e, em 1º de janeiro de 1727, o elevou à categoria de vila. Assim, a localidade passou a se chamar Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuyabá e teve sua Câmara instalada.[1]


[editar] Referências

  1. MENDONÇA, Rubens de. Historia de Mato Grosso (Através dos seus Governadores). 1967.



Citação deste verbete
Autor do verbete: Joana Carbonesi
Como citar: CARBONESI, Joana. "Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Vila_Real_do_Senhor_Bom_Jesus_de_Cuiab%C3%A1. Data de acesso: 2 de maio de 2024.



Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)

Informar erro nesta página