Ações

Ĩagoà

De Atlas Digital da América Lusa

Coleção Levy Pereira


Ĩagoà

Riacho afluente do 'Aracondá' (Rio Ariquindá - Rio União).


Natureza: riacho.


Mapa: PRÆFECTURÆ PARANAMBUCÆ PARS BOREALIS, una cum PRÆFECTURA de ITÂMARACÂ.


Capitania: PARANAMBVCA.


Nomes históricos: Ĩagoâ


Nome atual: ...

Citações:

►Mapa PE-C (IAHGP-Vingboons, 1640) #40 CAPITANIA DE PHARNAMBOCQVE, plotado, 'Rº. Jangua.', afluente m.e. do 'R. FԐrmosa'.

Notas:

  • Não é o mesmo rio plotado no BQPPB.
  • Seu posicionamento no PE-C (IAHGP-Vingboons, 1640) #40 difere muito do posicionamento do rio 'Ĩagoâ' do BQPPB, e daria margem a interpretar o 'R. FԐrmosa' como sendo o atual Rio dos Gatos e o 'Rº. Jangua.' como o atual Riacho Vermelho.
  • Contribuiria para isso os posicionamentos do 'Rº. Jangua.', cuja foz fica no 'Rº. FԐrmosa' a montante do engenho 'Ԑ. ƒԐrmosa', e o do engenho 'Ԑ. Jangua.', situado nesse mapa na m.d. do 'Rº. Jangua.' - atualmente há um Engenho Changua na m.e. de um riacho afluente do Riacho Vermelho e o Engenho Changuazinho na sua m.d. - vide mapa mapa IBGE GEocódigo 2611903 Rio Formoso-PE.
  • Assume-se, salvo melhor juízo, que o acima citado é mera coincidência e que o BQPPB está correto quanto à locação do rio e do engenho 'Ĩagoâ'.

►Mapa PE (Orazi, 1698) PROVINCIA DI PERNAMBVCO, plotado, 'Iagoâ', afluente m.e. do 'Aracõda'.

  • Nota: Orazi escreve o nome 'Iagoâ' no ramo esquerdo, trocando de posição quando se compara com o mapa base por ele utilizado, o BQPPB - mais uma falha.

(Câmara Cascudo, 1956), pg. 182:

"O rio Mombucaba é imediato. Pela foz alargada vem o Iobuguaçu ou Rio Formoso, com a Barra do Frade, à esquerda, junto a Nossa Senhora do Guadalupe. O Rio Formoso tem à esquerda o Iaciri e à direita o Aracondá, com o sub-afluente, o Iagoa.".






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "Ĩagoà". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/%C4%A8ago%C3%A0. Data de acesso: 9 de abril de 2020.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página