Ações

Aĩĩ ou R. da peguiza

De Atlas Digital da América Lusa

Coleção Levy Pereira


Aĩĩ ou R. da peguiza

Rio afluente m.e. do 'Mongaguaba' (Rio Mamanguape).


Natureza: rio.


Mapa: PRÆFECTURÆ DE PARAIBA, ET RIO GRANDE.


Capitania: PARAIBA.


Nome atual: Rio Tinto.


Nomes históricos: Aĩĩ ou R. da peguiza, Rio Aii, Rio Perigisse, Rio da Preguiça, Rio Vermelho.

Citações:

►Mapa PB (IAHGP-Vingboons, 1640) #49 CAPITANIA DE PARAYBA, plotado como rio, sem nome, foz na m.e. do 'Rº Mongoangapÿ' (Rio Mamanguape), entre a foz do 'R. Jaragua.' (Riacho da Bica) e a do 'R Curia PossԐma.' (Riacho Cascata).

(Margrave, 1648), pg. 221, descreve o animal 'Ai ou Preguiça':

"Ai (termo indígena), Priguiza (termo portugues). Lupaert em nossa língua. Animal do tamanho de uma de nossas raposas medíocres, tendo o comprimento de um pé ou pouco mais, do pescoço até a cauda, e grossura uniforme. ...".

(Herckmans, 1639), in RIAGP, pg. 262:

"O rio Perigisse vem do norte e entra no Mamanguape um quarto (de légua?) abaixo do desaguadouro ou boca da lagoa Piabaí.".

(Sampaio, 1904), pg. 34:

"PERIGISSE — parece grafia errada de Preguiça.".

(Coriolano de Medeiros, 1950):

@ pg. 220:

"Rio Tinto — Populosa vila do município de Mamanguape. ... Rio Tinto, cujo nome se deriva das águas do rio Vermelho, assenta nas terras do desaparecido engenho Preguiça. ...";

@ pg. 131, ainda como Rio Preguiça:

"Hidrografia — Os principais rios que cortam a região são o Mamanguape e o Camaratuba. O primeiro recebe, no município, as águas dos riachos Arrepia, Catolé, Caieira, Curralinho, Grupiúna, Ipioca ou Itapeceriquinha, Jacaraíma, Jacaré, Jaraguá, Luís Dias, Macacos, Maracujá, Neco Trigueiro, Passagem de Cobra, Patrício, Preguiça, Rio da Pedra, Rio Vermelho, Salema, Sertãozlnho e Silva.".


Citação deste verbete

Autor do verbete: Levy Pereira

Como citar:PEREIRA, Levy. "Aĩĩ ou R. da peguiza". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/A%C4%A9%C4%A9_ou_R._da_peguiza. Data de acesso: 16 de janeiro de 2021.



Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)