Ações

Aldeia de São João - Bahia

De Atlas Digital da América Lusa

Aldeia de São João - Bahia

Geometria Ponto

Histórico

Denominação Início Término
Aldeia de São João - Bahia
Populacao > Aldeia
1558 depois de 1564
por André Soares ANZOLIN
Este site foi criado em uma Universidade Federal (UnB) e produz conteúdo de qualidade para todos (com a participação de diversos professores de outras instituições federais!).
Valorize esse patrimônio!
Diga não aos cortes!


Fundada no ano de 1558, a aldeia de São João localizava-se na ribeira do rio Pirajá. [1]. Despovoou-se em 1560, a partir de uma fuga liderada pelo líder Mirangoaba. Em 15 de março de 1561, a aldeia foi “restaurada” em outra região, distante seis léguas da Bahia. Este segundo sítio localizava-se na margem direita do rio Pirajá, atual Plataforma. Em 1564, a aldeia possuía mais de 1000 índios (a maior parte Tupinambá).


Referências

  1. LEITE, Serafim. História da Companhia de Jesus no Brasil. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro; Lisboa: Portugália, 1938-1950, v.II,p.51,52



Citação deste verbete
Autor do verbete: André Soares ANZOLIN
Como citar: ANZOLIN, André Soares. "Aldeia de São João - Bahia". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Aldeia_de_S%C3%A3o_Jo%C3%A3o_-_Bahia. Data de acesso: 14 de outubro de 2019.



Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)

Informar erro nesta página