Ações

Aldeia de São Paulo

De Atlas Digital da América Lusa

Aldeia de São Paulo

Geometria Ponto

Histórico

Denominação Início Término
Aldeia de São Paulo
Populacao > Aldeia
1558 1564
por André Soares Anzolin
Este site foi criado em uma Universidade Federal (UnB) e produz conteúdo de qualidade para todos (com a participação de diversos professores de outras instituições federais!).
Valorize esse patrimônio!
Diga não aos cortes!


A aldeia de São Paulo foi a primeira a ser fundada pelo governador geral Mem de Sá. [1]. Inaugurada em 29 de junho de 1558, esta povoação localizava-se a uma légua da cidade de Salvador (hoje é Brotas). Em 1561, São Paulo possuía aproximadamente 2 mil índios. Depois de uma grande epidemia de varíola ocorrida no ano de 1563, Mem de Sá determinou que os moradores fossem deslocados para outras aldeias mais distantes da cidade de Salvador. A povoação durou até meados de 1564.


Referências

  1. LEITE, Serafim. História da Companhia de Jesus no Brasil. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro; Lisboa: Portugália, 1938-1950, v.II, p.51.



Citação deste verbete
Autor do verbete: André Soares Anzolin
Como citar: ANZOLIN, André Soares. "Aldeia de São Paulo". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Aldeia_de_S%C3%A3o_Paulo. Data de acesso: 21 de outubro de 2019.



Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)

Informar erro nesta página