Ações

Arraial

De Atlas Digital da América Lusa

Arraial

Geometria Ponto

Histórico

Denominação Início Término
Arraial
Populacao > Bairro
antes de 1783 depois de 1808
por Lana Sato
Este site foi criado em uma Universidade Federal (UnB) e produz conteúdo de qualidade para todos (com a participação de diversos professores de outras instituições federais!).
Valorize esse patrimônio!
Diga não aos cortes!


A definição de arraial, segundo o dicionário Raphael Bluteau, é: "Alojamento do exercito em campanha. Voz de aclamação, que hoje se diz real"[1].

De acordo com Günter Weimer, arraial era:

Aspa1.png Termo de origem medieval proveniente da conjugação do artigo árabe al com o qualificativo raial que evoluiu para real, ou seja, próprio do rei. Originalmente, era empregado para qualificar as áreas ocupadas transitoriamente pelas tropas do monarca e, como tal, eram consideradas propriedade real temporária. No período colonial, esse termo foi ressuscitado com o significado de terreno apossado em nome do rei, pelos reinóis, como os colonizadores gostavam de ser tratados. Se o arraial se consolidava e se tornava permanente, passava a ser designado por lugar, provavelmente um espanholismo, posto que esta era uma terminologia constantemente empregada nas leys de Índias. Na língua geral, seu correspondente era o sufixo tiba ou tuba como em Curitiba (lugar dos pinhões) ou Ubatuba (lugar das canoas). Se o povoado se tornasse maior, passava a ser denominado de povoação que se distinguia de uma aldeia que normalmente, é empregada para designar uma conurbação de indígenas e caboclos, enquanto que o designativo de povoado de negros era o termo africano quilombo. Aspa2.png
WEIMER, Günter, Origem e Evolução das Cidades Rio-Grandenses.

Cláudia Damasceno Fonseca[2] aponta que, em Portugal, tal termo era utilizado para nomear acampamentos militares ou feiras e quermesses, desta forma não sendo parte constituinte do léxico urbano. Segundo a autora, no final do século XVII na América Lusa, a palavra arraial referia-se aos pousos e roças feitas pelos bandeirantes ao longo de suas trilhas. Com a descoberta das minas, as trilhas viraram caminhos e alguns dos pousos existentes transformaram-se em pontos de encontro de agricultores e comerciantes, e rodeando esses locais surgiram povoados que também eram chamados arraiais.

Já no século XVIII, esse termo foi se associado cada vez mais aos povoados das zonas mineradoras da colônia, podendo ser usado tanto na designação de acampamentos precários quanto de núcleos mineradores já consolidados.


Referências

  1. Dicionário Raphael Bluteau
  2. FONSECA, Cláudia Damasceno. Arraiais e Vila d'El Rei. Espaço e poder nas Minas setecentistas. Belo Horizonte: EdUFMG, 2011.



Citação deste verbete
Autor do verbete: Lana Sato
Como citar: SATO, Lana. "Arraial". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Arraial. Data de acesso: 27 de maio de 2019.



Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)

Informar erro nesta página