Ações

Bússola

De Atlas Digital da América Lusa

por Leon Azevedo
Este site foi criado em uma Universidade Federal (UnB) e produz conteúdo de qualidade para todos (com a participação de diversos professores de outras instituições federais!).
Valorize esse patrimônio!
Diga não aos cortes!


Utilizado primeiramente para uso de navegação, a bússola é um dos instrumentos mais importantes para os engenheiros cartógrafos. Consiste em uma caixa arredondada com um ponteiro magnetizado que aponta para o ponto cardeal Norte da Terra, geralmente possui uma rosa-dos-ventos gravada no fundo da caixa. Se, para os navegadores servia para determinar direção e orientação, para a cartografia histórica serviu essencialmente para medir distancia e alturas, com base na direção e orientação.
Bússola

Segundo Fortes[1], na bússola a roda tem uma orla circular dividida em 360 graus: no centro da orla graduada se põe um pião de lata perpendicular, e delgado para a ponta, a que se aplica uma agulha de aço, que tem no meio um capitel, ou capelo, para andar sobre a ponta do pião sobre o qual fica em equilíbrio e do centro partem varias divisões gravadas a modo de Rosa, que mostram a direção dos principais ventos: aquela linha, que dirige o Norte, deve corresponder justamente o ponto em que começa e acaba a divisão dos 360. graus: tem sua aba levantada a modo de aba de boceta com uma ranhura, ou rebaixo para se lhe poder aplicar um vidro claro, que serve de impedir que o ar, e o vente não desviem a agulha da sua direção, fazendo-a mover: as que servem para fazer Cartas Geográficas tem duas pínulas, que correspondem justamente a direção do Norte, e Sul, com uma linha, que passa pelo centro.

De acordo com o Dicionário de Raphael Bluteau [2]: (...) o que os portugueses chamam bússola é um instrumento matemático composto de um semicírculo ou ás vezes de um círculo inteiro graduado com uma agulha náutica e uma régua móvel sobre o diâmetro do dito círculo. Serve para medir distâncias e alturas acessíveis e inacessíveis. Não tem nome próprio latino.


Referências

  1. FORTES, Manoel de Azevedo. Tratado do modo o mais fácil, e o mais axacto de fazer as cartas geográficas, assim da terra, como do mar, e tirar as palntas das Praças, Cidades, e edifícios com instrumentos e sem instrumentos, para servir de instruccam à frabrica das Cartas Geográficas da História Ecclesiastica, e Secular de Portugal. 1722, pg. 115-116
  2. BLUTEAU, Raphael. Vocabulario portuguez & latino: aulico, anatomico, architectonico ... Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1712 - 1728. 8 v.



Citação deste verbete
Autor do verbete: Leon Azevedo
Como citar: AZEVEDO, Leon. "Bússola". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/B%C3%BAssola. Data de acesso: 18 de agosto de 2019.



Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)

Informar erro nesta página