Ações

Cadeia de ferro delgada

De Atlas Digital da América Lusa

por Leon Azevedo
Este site foi criado em uma Universidade Federal (UnB) e produz conteúdo de qualidade para todos (com a participação de diversos professores de outras instituições federais!).
Valorize esse patrimônio!
Diga não aos cortes!


É como uma corrente de ferro de pequena espessura utilizada para medir grandes distâncias. Sua funcionalidade é, para a cartografia, similar a de uma régua, porém, enquanto esta última servia também para tarefas no papel, nos cálculos de transposição de medidas, a corrente de ferro delgada teve sua importância no levantamento de dados a campo. Se também era mais fácil para o transporte do que a régua (podendo ser enrrolada, por exemplo), também era de melhor precisão que o cordel que, com a variação das temperaturas, poderia esticar ou contrair. Nesse sentido, Fortes [1] afirma: Se for grande a distancia, que se houver de medir, e também para as Cartas Geográficas, será necessário que leve uma cadeia de ferro delgada de 5.8. ou 10. Braças, e que esta cadeia vá dividida em braças com uns finais, que podem ser um dos anéis de cadeia de cobre, ou de mesmo ferro, e de diferente feitio: digo de 5.8 ou 10 braças, porque são números mais fáceis de formar, e multiplicar.


Referências

  1. FORTES, Manoel de Azevedo. Tratado do modo o mais fácil, e o mais axacto de fazer as cartas geográficas, assim da terra, como do mar, e tirar as plantas das Praças, Cidades, e edifícios com instrumentos e sem instrumentos, para servir de instruccam à frabrica das Cartas Geográficas da História Ecclesiastica, e Secular de Portugal. 1722, pg. 53



Citação deste verbete
Autor do verbete: Leon Azevedo
Como citar: AZEVEDO, Leon. "Cadeia de ferro delgada". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Cadeia_de_ferro_delgada. Data de acesso: 23 de outubro de 2019.



Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)

Informar erro nesta página