Ações

Carnes secas

De Atlas Digital da América Lusa

por Leonardo Rolim
Este site foi criado em uma Universidade Federal (UnB) e produz conteúdo de qualidade para todos (com a participação de diversos professores de outras instituições federais!).
Valorize esse patrimônio!
Diga não aos cortes!


A secagem é um dos processos utilizados para a conservação de carnes e outros gêneros alimentícios. No caso das carnes secas produzidas no Siará Grande além da secagem era também utilizada a salga. A origem do processo é desconhecida, assim como não temos uma descrição exata de sua feitura. Ao contrário do que se pensa geralmente carne seca não é charque, pois levando em consideração várias diferenças (climáticas, pasto, gado, disponibilidade de sal) temos que os processos, e consequentemente os produtos, eram diferentes, embora exista uma ligação fundamental entre os dois através do comerciante José Pinto Martins. De qualquer forma a carne seca produzida nos sertões das capitanias do norte do Estado do Brasil foi um importante item na alimentação da colônia[1] e um produto valorizado no comércio entre os principais portos do Estado do Brasil (Recife, Rio de Janeiro e Salvador)[2], além de ser componente nas trocas por escravizados em África.[3]


Referências

  1. SILVA, Paula Pinto e. Farinha, feijão e carne seca: um tripé culinário no Brasil Colonial. São Paulo: SENAC São Paulo, 2005.
  2. ROLIM, Leonardo Cândido. “Tempo das carnes” no Siará Grande: dinâmica social, produção e comércio de carnes secas na vila de Santa Cruz do Aracati (c.1690-c.1802). 2012. 245p. Dissertação (Mestrado em História). Universidade Federal da Paraíba
  3. OLIVEIRA, Almir Leal de. As carnes secas do Ceará e o mercado atlântico no século XVIII. In: DORÉ, Andréa. SANTOS, Antônio César de Almeida. (Orgs.) Temas Setecentistas: Governos e populações no Império Português. Curitiba: UFPR – FCHLA/Funart; Araucária, 2008. pp. 505-516.



Citação deste verbete
Autor do verbete: Leonardo Rolim
Como citar: ROLIM, Leonardo. "Carnes secas". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Carnes_secas. Data de acesso: 17 de agosto de 2019.



Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)

Informar erro nesta página