Ações

Compasso

De Atlas Digital da América Lusa

por Leon Azevedo
Este site foi criado em uma Universidade Federal (UnB) e produz conteúdo de qualidade para todos (com a participação de diversos professores de outras instituições federais!).
Valorize esse patrimônio!
Diga não aos cortes!


É um instrumento com duas hastes móveis presas uma a outra. Uma delas possui uma ponta pontiaguda para firmar no papel ou um plano qualquer e a outra possui um grafite para riscar no papel as medidas tiradas pelo cartógrafo. Possui utilidade na solução de problemas geométricos e, no caso da cartografia, especialmente para fazer medidas e transpor medidas de um lugar a outro, tal como na transposição de escalas diferentes. Segundo Bluteau [1] o compasso é: Instrumento geométrico de ferro ou de outro metal, com que se tomam medidas, se fazem círculos e outras figuras. Chama-se assim, porque com ele quase a passos se mede o que se quer. Para se fazer um círculo se há de firmar um aos pés do compasso e com o outro andar ao redor de um ponto.


Referências

  1. BLUTEAU, Raphael. Vocabulario portuguez & latino: aulico, anatomico, architectonico ... Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1712 - 1728. 8 v.



Citação deste verbete
Autor do verbete: Leon Azevedo
Como citar: AZEVEDO, Leon. "Compasso". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Compasso. Data de acesso: 22 de outubro de 2019.



Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)

Informar erro nesta página