Ações

Convento dos Franciscanos

De Atlas Digital da América Lusa

por Rafaela Araújo
Este site foi criado em uma Universidade Federal (UnB) e produz conteúdo de qualidade para todos (com a participação de diversos professores de outras instituições federais!).
Valorize esse patrimônio!
Diga não aos cortes!


Foi construído em Salvador aproximadamente um século depois da chegada dos franciscanos ao Brasil, por volta de 1587. Faz parte do segundo conjunto construído pelos jesuítas antes da construção de sua igreja atual, sendo criado pelo padre Custódio de Olinda, frei Melchior de Santa Catarina e autorizado por breve do Papa Xisto V. A confecção e a conservação dos altares eram custeadas pelos padroeiros mais abastados e em troca podiam ter as suas sepulturas diante do altar da respectiva igreja . O convento foi destruído durante a invasão holandesa, porém a Igreja foi reconstruída por volta de 1723.[1]


Referências

  1. Instituto de Arquitetos do Brasil. Roteiros de história da arquitetura: conventos dos séculos XVI-XVIII no Nordeste do Brasil. Roteiros IAB de história da arquitetura: Conventos dos séculos XVI-XVIII no Nordeste do Brasil. http://www.iab.org.br/images/stories/roteiroiab02.pdf. Flexor, Maria Helena Ochi. Igrejas e conventos da Bahia / Maria Helena Ochi Flexor. – Brasília, DF: Iphan / Programa Monumenta, 2010. 136 p.: il. color. ; 22 cm. __ (Roteiros do Patrimônio; v. 9, t. 1).



Citação deste verbete
Autor do verbete: Rafaela Araújo
Como citar: ARAÚJO, Rafaela. "Convento dos Franciscanos". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Convento_dos_Franciscanos. Data de acesso: 20 de setembro de 2019.



Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)

Informar erro nesta página