Ações

Cordel

De Atlas Digital da América Lusa

por Leon Azevedo
Este site foi criado em uma Universidade Federal (UnB) e produz conteúdo de qualidade para todos (com a participação de diversos professores de outras instituições federais!).
Valorize esse patrimônio!
Diga não aos cortes!


Define-se como uma corda de pequena espessura. Para a cartografia ela é utilizada, tal como a régua e a cadeia de ferra delgada, para fazer medidas durante o trabalho de campo na produção de mapas históricos. Segundo Fortes [1] para o melhor uso do cordel em campo, deve-se atentar para os seguintes detalhes: A ultima graça de régua, cadeia, ou cordel deve ser dividida em palmos: usando-se do cordel, será bom que se ponha em um carretel, para se não embaraçar, e se ir medindo com ele com maior prontidão e facilidade.

A medição através do cordel é também utilizada em outras áreas, tal como aponta a definição do dicionário de Raphael Bluteau [2]: Cordel almagrado, com que os carpinteiros e pedreiros tomam medidas e regulam o corte de madeiras.


Referências

  1. FORTES, Manoel de Azevedo. Tratado do modo o mais fácil, e o mais axacto de fazer as cartas geográficas, assim da terra, como do mar, e tirar as palntas das Praças, Cidades, e edifícios com instrumentos e sem instrumentos, para servir de instruccam à frabrica das Cartas Geográficas da História Ecclesiastica, e Secular de Portugal. 1722, pg. 54
  2. BLUTEAU, Raphael. Vocabulario portuguez & latino: aulico, anatomico, architectonico ... Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1712 - 1728. 8 v.



Citação deste verbete
Autor do verbete: Leon Azevedo
Como citar: AZEVEDO, Leon. "Cordel". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Cordel. Data de acesso: 19 de outubro de 2019.



Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)

Informar erro nesta página