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Domingo 6 (Maio)

De Atlas Digital da América Lusa

Domingo 6 (Maio)

Geometria
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Passado o Guasu-yeupi, seguirão as nossas conducçoens volantes pela frequentada estrada para a Guarda de S. Mar¬tinho, e nos tendo subido a hum alto Monte, huma milha ao Sul deste Passo, voltamos escoteiramente como a Oessudoeste no espaço de duas Legoas, atravessando dous pequenos galhos meridionaes deste Rio e o Arroyo Sarandi, em hum Lugar de Lages resbalozas, até que determinadas estas For-quetas, caminhamos finalmente a Susueste, sahindo depois de Legoa e meya ao Albardão, que divide o Toropi, e o Guasu-yeupi do Ybicuy-miri: fomos pernoitar junto ao Acampapamento geral Hespanhol, que tinhamos deixado na Boca do do Monte Grande, e já se achava nesta Guarda de S. Martinho.

Rumo geral verdadeiro Sudoeste 13.0

em linha recta 3. 1. 2, m. 7.

Distancias

pelas voltas 5. o, 5.

Do Rio Toropi e do seu Galho Guasuyeupi. Na exacta Latitude Austral de 28.° ou dous terços de milha a Noroeste 55.0 do Posto de Mbocabera (Acampamento do 1.° de Mayo) nascem da coxilha geral, que vai ao Povos de Missoens as Cabeceiras do Segundo Yaguary, e para o Sul as de Toropi.

As direcçõens mais geraes deste Rio, são de { INSERIR IMAGEM } as distancias correspondentes { INSERIR IMAGEM} cuja soma de vinte e seis Leguas, e pouco mais de tres quartos, he todo o comprimento deste Toropi, até a sua embocadura, pela banda Oriental, no Ybicuy-guasu, poderia eu dizer em huma palavra que a direcção generalissima do Toropi, era de Sudoeste 42.° porem esta apenas o toca, ou corta na sua origem, e Barra, e nas pontas de alguns Galhos do Toropi-miri; competindo antes esta direcção a coxilha, que o separa do segundo Yaguari. Nas primeiras destas seis direcçoens se unem ao principal todos os differentes quatro galhos, que formão as suas multiplicadas cabeceiras, a saber, dous pela parte Occidental, e dous pela Oriental, daquelles o primeiro baixa do pé do Posto de Santa Catharina, com a direcção de Sueste 49.° e a distancia de 1. I. 2, m. 6. e o segundo mais ao Sul duas milhas, e meya, tem a direcção de Sueste 40.°, e a distancia de tres Legoas, e hum terço: os dous do Nascente são maio¬res, e recebem maiòr porção de agoa, o primeiro desde a Estancia de S. Pedro, onde principião as suas cahidas até tres Legoas e huma milha, mais a Noroeste onde findão, e de cujo sitio elle baixa na direcção de {Sueste 31° e Sudoeste 43° 1/2} distancias de {2. l 0. m e 1. 1.} comprimento de tres Legoas e hum terço: o quarto emfim que entra no Toropi no extremo da primeira direcção, alem de Sudoeste 77.0 e a distancia recta de quatro Legoas, e hum quarto de milha desde a mediania de suas cabeceiras para Oeste do Albardão Grande até Legoa e terço a Sueste da Estancia de S. Pedro. Na segunda direcção já com bastante agoa corrente elle prosegue sempre em volta por Oeste, recebendo pequenos galhos Laterais tem hum passo de Carro, chamado o do Toropi, hum quarto de Legoa depois do principio desta segunda direcção, e pelo qual atravessamos na penultima der¬rota. No fim da mesma direcção, está a forqueta de Guasu-yeupi, pela banda de Leste no Toropi, já por terreno montuozo, e cheyo de arvoredo, e por outro similhante continua elle nesta terceira direcção, até a forqueta do Toropi-miri do lado Occidental como já dice. Na quarta distancia despenhando-se pelos intricados, e escabrozos valles desta Serra, sahe finalmente na Campanha ao Sul della na Estancia de S. Pedro, do Povo de S. Miguel (24 Março 1787.) depois de ter caminhado, duas Legoas e duas milhas, em cujo espaço somente as Avez Silvestres, só os Quadrupedes do mato, e Insectos delle habitadores poderão ter prezenciado a constructura dos seos insignificantes galhos Lateraes. Do Passo de S. Pedro, porto da Estancia do mesmo nome, eu já fallei como tambem da Barra do Ybicuy-miri. Em redondo cotovello, que faz a Quinta direcção com a ultima, e voltado para Sueste, lhe dezagoa pela varzea da Largura de tres quartos de Legoa, e por aquelle lado a ca-nhada Yaguaquá, cuja traz a sua origem dos capoens de mato de Santa Catharina, a direcção geral delia, hé de No¬roeste 55.0 1/2 a sua distancia recta de 4. L 1, m. 2. e os seus caracteres de pura canhada, e sem arvoredo como ano¬tamos no dia 24 Março. Yaguar, hé Tigre, e qua cova na lingua dos Tapes do que se colloca o nome desta Canhada de Yaguaquá, Cova de Tigre. Por similhante varzea, vai emfim o Toropi ceder as suas abundantes agoas, ao Ybicuy-guasu, com varias, e inexplicaveis voltas, abordado do necessario arvoredo, ali se achão os dous Passos, que já citei (22 de Março,) hum carretil, chamado o do Umbú, o outro de S. Rafael. O Guasu-yeupi hé o galho, que falta a descrever dos do Toropi nos vimos todas as suas vertentes do Albardão Grande, pelo espaço de quazi quatro Legoas, e meya desde o Acampamento de 25 de Abril até a sua mais distante origem, meia Legoa ao Norte do Posto de S. João (Acampamento de 29 de Abril). As direcçoens geraes deste Arroyo são de Sudoeste{41. °1/2 e 72.°} e as distancias de { 3.l 0,m 75. e 4. 1. 4 }ou na somma de sete

Legoas, e dous terços. Todos os galhos formados das suas cabeceiras, se ajuntão na primeira destas diricçoens, e no principio da segunda, he que tem o unico Passo, e geral por donde costumão passar as Carretinhas dos Indios da Estancia de S. Domingos para a Guarda de S. Martinho, este Passo leva bastante quantidade dagua, porem he deváo, excepto depois de continuadas chuvas, o seu arvoredo não he em grande demazia. Yeupi em lingoa Guarani, quer dizer subida, e Guasá ante¬posto na formação das palavras, significa Veado, assim a ver¬são verdadeira do nome Guasuyeupi, vem a ser — subida de veado, e não Grande subida, posto que — Guasú tambem significa — Grande porem neste cazo, dirião Yeupi-guasú. Senão fosse a frequente passagem, que por estas vizi¬nhanças fazem os Indios de Missoens, não mereceria appellido o Arroyo do Sarandi, Galho Oriental de Guasu-yeupi, em o qual entra huma Legoa, duas milhas, e meya abaixo do seu Passo, principião as suas cabeceiras desde o Posto do Durasnal de São Martinho, até huma Legoa e tres quar¬tos mais ao Nordeste, donde vem a sua ultima origem for¬mando o canal nas direcçoens de { Sudoeste. 76° e Noroeste. 30°} e nas distancias de {1.l 2.m. 0 e 1. 2, 5} ou no total de tres Legoas, e meya: bordado de poucas arvores, e alguns Sarandiz, o que lhe dá a Etimologia ao seu nome com a agoa corrente, e em as mais das partes por cima de Lageas resbalozas, e quanto mais para a sua Barra, tanto mais barrancozas, e de Serros as suas margens.

Da Serra do Monte Grande. Por este nome mais Hespanhol que Portuguez, conhecem neste Paiz a Serra do Mato Grande, da qual vou prezentemente accrescentar as noticias que faltão ás que já tenho dado pelo progresso deste Diario. Não me será elle tão facil dar a situação exacta do principio desta Cordilheira, como aconteceu a respeito do seu fim no Serro do Apicasuro. Porem a verdade dos Viajadores, e a inspeção dos Mappas nos fazem acreditar que no estado actual (2). ella principia ao Sul da Barra do Rio, das Ama¬zonas, e não muitas Legoas distantes do Mar Occeano: nesta conformidade prosegue ella conhecida pelos Geografos, com o nome de Cordilheira da Costa do Brasil para a differençarem de outras, que quazi parallelamente se achão no inte¬rior desta Parte do Mundo. Nas immediaçoens do Rio de Janeiro, he conhecida com o titulo de Serra dos Orgaons, tal he a figura que reprezenta; em o nosso continente do Sul simplesmente lhe chamão a Serra, e aqui, do Monte Grande, posto que com mais naturalidade a denominavão os Padres da Companhia — a Serra dos Tapes, como se vê nos Planos antigos das Missoens. A ultima porção desta Serra examinada na extensão de trinta e quatro Legoas, desde o dito Serro Apicasuro até o Rio Yacuy, he a de que devo continuar a tratar. A sua direcção geral, he de Leste, Oeste, e o Parallelo medio, ou Latitude, que elle acompanha de 29.° 36’ Austral: assim como toda a superficie, que a compoem, he montuoza, e cheya de arvoredo, assim tambem as suas Larguras, são bem differentes. Na Guarda de S. Martinho onde se acha a Geral estrada, apenas tem a largura de duas Legoas, e terço Norte-Sul; porem mais a Oeste tem seis Legoas e no Lugar correspondente as forquetas dos dous Toropis, torna a ser a sua Largura de seis Legoas principiando o seu Limite Septentrional, ou Superior na Latitude Austral de 29.° 23’ com tudo logo depois ella continua com a largura de quatro Legoas ao Norte da Estancia de São Vicente, e pelos Serros Ybititecaro, e circumvizinhos, até que vai acabar para Oeste da Picada de São Tiago, em varios Serros espalhados como os de Añaciba. Aseverão alguns dos vizinhos habitadores desta Serra que em algumas noites, ainda serenas, e claras, tem visto correr de hum para outros Serros huma Luz, como de relampago, ou forte exalação, e posto, que eu não tenha prezenciado este Fénomeno sou comtudo obrigado a dar-lhes credito, attendendo ao quanto se conforma as Leys da Eletricidade, principalmente havendo entre estes Serros, alguns bastantes agudos, e sendo continuados os vapores que de similhantes Bosques devem continuamente estar-se exalando. Tambem affirmão que em dias de igual bondade, porem raras vezes, se tem ouvido ainda a distancias de sete a oito Legoas, hum grande estrondo, que vem do interior desta Serra a similhança de hum dilatado Trovão, ou Peça de Artilheria. Não se pode certa¬mente explicar este accidente, senão consedendo em algum destes Serros, ou agudos Montes, huma especie de Erupção, qual outro pequeno Vulcano, que tende a demolir, e esbroar os fortes penedos que lhe servem de contextura. Mas se ainda claro o dia, e serena a noite, se observão estes horridos espectros ? Que fará na occazião das Trovoa¬das, que são aqui tão frequentes ? Poucos dias, principalmente de Inverno, se conserva limpa a Atmosfera, ou ella ou a terra, se carregão da Eletricidade, e produzem as Trovoadas, os ventos que as augmentão, e favorecem são os Nortes, e Noroestes, chegando as vezes a furiozos, e como Furacoens, cor¬respondendo-lhes os do Sul, e Sueste, com este ultimo melhora, o tempo e arrefece. Nos Quadrantes de Nordeste, e Sudoeste só entrão como de passagem, sendo-lhes indispensavel para passarem do Sul, para o Norte, correrem pelo de Nordeste, como tambem para se mudarem do norte para o sul o caminharem primeiro por Sudoeste. Esta Ley, hé inalteravel, e constante em todo este Continente do Sul, só com a differença, que noutras partes, como por exemplo no Rio Grande de S. Pedro, e nas latitudes ainda mais Austraes, os ventos mais perzistentes, são os de Nordeste, e Sudoeste, a este ultimo chamão Minuano, ou Pampeiro, procedidos estes nomes por virem, ou das Pampas de Buenos Ayres, ou mais Occidental, da banda dos Indios Minuanos. Esfria este vento de tal sorte, o ambiente, que faz baixar o Azougue no Termometro de Farienth ao gráo quarenta e quatro. A hum diligente Naturalista, não lhe faltarião em similhante embrenhado Mato varios Animaes, que descrever, va¬rias plantas, e Arvores, que reduzir. Eu longe da idea de poder cabalmente satisfazer a este fim, apenas reservo para o permittido Supplemento aos Diarios sobre a Historia Na¬tural, os conhecimentos de algumas produçoens da Natureza, que obtive nos curtos intervallos da minha ocupação. De tudo o que fica exposto, no decurso deste Diario, se deduz huma Noticia bastantemente geral, e veridica — que — Toda a Facha de terreno, objecto da prezente Campanha, foi de quarenta e oito Legoas de comprimento, desde a Latitude Austral de 29° athé a de 31° 1/2 e nas Larguras de dezeseis, a trinta e seis. Os mezes de Inverno, se empregarão na factura do Mappa desta Campanha, e na compozição dos Diarios, dando-se pricipio a seguinte, em o mez de Novembro deste anno, com a collocação de dez Marcos, e a continuação, das operaçoens Topograficas, cuja explanação se rezerva para o futuro Diario Acampamento geral do Monte Grande, 1o-de Novembro de 1787. — Sebastião Xavier da Veiga Cabral da Camara — Jozé de Saldanha.





Notas


Ficha técnica da Fonte
Autor: José de Saldanha
Data: 1786.
Referência: BN.
Acervo: Biblioteca Nacional.
Transcrição: David da Silva Carvalho e Taís de Alves Albuquerque.
link principal no BiblioAtlas: Diário resumido do Dr. José de Saldanha