Ações

Igreja de Nossa Senhora d´Ajuda

De Atlas Digital da América Lusa

por Rafaela Araújo
Este site foi criado em uma Universidade Federal (UnB) e produz conteúdo de qualidade para todos (com a participação de diversos professores de outras instituições federais!).
Valorize esse patrimônio!
Diga não aos cortes!


A primeira Igreja da Ajuda foi levantada em 1549, durante o processo de construção da cidade de Salvador pelo governador-geral Tomé de Sousa. Seus construtores foram os jesuítas, liderados por Manuel da Nóbrega, que levantaram um prédio com padrões simples, paredes de pau-a-pique e coberta de palha. A construção situava-se no centro da então cidade, que à época estava cercada por uma paliçada que protegia não apenas os colonos, mas também o território de invasões. A igreja recebeu o nome de Nossa Senhora da Ajuda em homenagem a uma das naus da frota de Tomé de Sousa.[1]


Referências

  1. Igrejas Históricas de Salvador. Brasília: Ministério das Relações Exteriores, 2006.



Citação deste verbete
Autor do verbete: Rafaela Araújo
Como citar: ARAÚJO, Rafaela. "Igreja de Nossa Senhora d´Ajuda". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Igreja_de_Nossa_Senhora_d%C2%B4Ajuda. Data de acesso: 19 de julho de 2019.



Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)

Informar erro nesta página