Ações

Ipoxĩ (lagoa)

De Atlas Digital da América Lusa

Coleção Levy Pereira


Ipoxĩ

Lagoa na Prefeitura do Rio Grande.


Natureza: lagoa.


Mapa: PRÆFECTURÆ DE PARAIBA, ET RIO GRANDE.


Capitania: RIO GRANDE.


Nome atual: Lagoa do Bonfim.


Nomes históricos: Ipoxĩ, Puxi, Bom-Fim.


Etimologia:

Termo de origem tupi, combinando ipa, lagoa, com poxî, disforme. Aqui segue-se o dicionário do Padre Manoel de Moraes publicado em (Margrave, 1648) , pg. 276, atribuindo a poxî o significado de disforme, ou seja, lagoa com as margens tortuosas, diferente das outras lagoas da região, normalmente elipsóides.

Citações:

(Fernandes, 1912), Nota 43ª, Data nº 109, pg. 118-119:

"Fala a presente data da lagôa Hupochy. Deve ser a do Pochy, bonito lago d'agua doce, 3 kilometros ao norte da cidade de S. José de Mipibú, com bastante profundidade e cerca de 12 kilometros de circumferencia. Os missionários de outr'hora tinham a mania de substituir os nomes indigenas de nossas localidades por nomes portuguezes que envolvessem uma idéa de religião. Foi assim que um delles, missionando em S. José de Mipibú, mudou o nome dessa lagoa para Bom fim, ordenando aos que o ouviam, sob pena de excommunhão, que não mais lhe dessem o nome de Pochy. O povo obedeceu o submisso e a lagôa passou immediatamente a chamar-se do Bom-fim, como é hoje geralmente conhecida.".

(Câmara Cascudo, 1956), pg. 242:

"Entre Mopibi e o rio Piaçica (Boassica) está Ipoxi, a lagoa do Puxi, conhecida como Bom-Fim, na crisma dos missionários capuchinhos.".

(Câmara Cascudo, 1968), pg. 118:

"PUXI:- Lagoa de Nísia Floresta e S. José do Mipibu, com o nome de Lagoa do BOM-FIM. De ipu-xim, a fonte, o manadouro brilhante, faiscante, pelo aspecto das águas transparentes; ou i-poxi, água má, imprestável, por não ser piscosa. Uma lagoa sem peixes mereceria todo o desprezo indígena. ...".






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "Ipoxĩ (lagoa)". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Ipox%C4%A9_(lagoa). Data de acesso: 28 de março de 2020.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página