Ações

Ipoxi (lagoa)

De Atlas Digital da América Lusa

Coleção Levy Pereira


Ipoxi

Lagoa na várzea entre o 'Paraiba' (Rio Paraíba) e o 'Iuna' (Riacho Una).


Natureza: lagoa.


Mapa: PRÆFECTURÆ DE PARAIBA, ET RIO GRANDE.


Capitania: PARAIBA.


Nome atual: Lagoa Puchi.


Nome histórico: Ipoxi.

Citações:

►Mapa PB (IAHGP-Vingboons, 1640) #49 CAPITANIA DE PARAYBA, plotada como lagoa, sem nome, na várzea entre o 'R Pharayba.' e o 'Rº. Huna'.

►Mapa PB (Orazi, 1698) PROVINCIA DI PARAIBA, plotada como lagoa, sem nome, na várzea entre o 'R Parayba.' e o rio, sem nome, mas reconhecivel como o Riacho Una.

(Câmara Cascudo, 1956):

@ pg. 220:

"Nas margens do Una moem os velhos engenhos tradicionais, o Santa Luzia, de João de Souto, o Sant'Iago, o São Francisco, junto da lagoa Ipoxi, o São Gonçalo, movido a bois, pertencente a Antônio Pinto de Mendonça, e que o SOMMIER DISCOURS dizia ser duplo, eem dobbelen ossenmole.".

@ pg. 223, comentando o BQPPB baseado na entrada de Elias Herckmans em 1641:

"Herckmann sobe até o Tibiri, indo pelos engenhos Santo André, Três Reis Magos, São João, lagoa Ipoxi, São Francisco, rio Tinhaham (Itanhac, do mapa, afluente esquerdo do Una), Paratonuam (Paratiba, Pacatuba), transpondo o Iuna (Una) e o Guarataí, que chamou rio Wartam, onde havia aldeia sem indígenas.".

  • Nota: O caminho percorrido poderia ter outra variante, mais curta 4,6 Km, a partir do engenho 'S. Iuaõ' indo ao engenho 'S. Gonçalo', e daí diretamente para o riacho 'Itanhac', sem passar pela lagoa 'Ipoxi' e o engenho 'S. Francisco'.






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "Ipoxi (lagoa)". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Ipoxi_(lagoa). Data de acesso: 9 de abril de 2020.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página