Ações

Itaparanguçu (monte)

De Atlas Digital da América Lusa

Coleção Levy Pereira


Itaparanguçu

Monte na nascente do 'Çenembĩ ou R. de S. Miguel'(Rio de São Miguel), no extremo da cadeia de montes denominada 'Itaberaba'.


Natureza: monte.


Mapa: PRÆFECTURÆ PARANAMBUCÆ PARS MERIDIONALIS.


Capitania: PARANAMBVCA.


Nome histórico: Itaparanguçu.


Nome atual: Serra Vermelha, latitude 9°34'58.16"S longitude 36°20'45.23"W., cerca de 3,2 Km a SW da cidade de Marimbondo-AL.

  • Cota 409 m.


Etimologia:

Itaparanguçu, topônimo de origem tupi, termo com escrita estropiada, originalmente itâ-poranga-guaçu, ou itâ-piranga-guaçu, termos de origem tupi, itâ equivale a pedra, guaçu a grande, itâ-guaçu a penedo, serra.

  • Itâ-poranga-guaçu, poranga significa bela, formosa, portanto, equivalendo a serra formosa;
  • Itâ-piranga-guaçu, piranga significando vermelho(a), traduz-se em serra vermelha, que é o nome atual em português.

Citação:

(Câmara Cascudo, 1956), pg. 167:

"O sistema orográfico alagoano, como geralmente em todo Brasil Holandês, é fantástico e em; disposição arbitrária. Com o nome de Itaberaba, a pedra reluzente, alinha-se, em gigantesco semi-círculo, a cordilheira que, ininterruptamente, parecendo iniciar-se na serra do Marabá, percorre o vale do Cucuripe, no município de Igreja Nova, até o sul do curso médio do rio S. Miguel, pelas imediações da serra da Nacéia, pelos municípios de Deodoro da Fonseca e Anadia. Continuando essa serrania imaginária há a de Itaparanguçu, Taybumiri, Taybuguaçu e, depois de espaços, uma outra cadeia, pouco depois das nascentes do rio Paratigimiri, rumo do leste, em declive suave.".


Notas:

1) Considera-se, neste estudo, que efetivamente existe o monte 'Itaparanguçu' e que ele está relativamente bem mapeado no BQPPB.

2) Adota-se a última interpretação toponímica para identificar esse monte, 'Itaparanguçu' = Serra Vermelha.






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "Itaparanguçu (monte)". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Itaparangu%C3%A7u_(monte). Data de acesso: 29 de março de 2020.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página