Ações

Itapororoca (rio)

De Atlas Digital da América Lusa

Coleção Levy Pereira


[Itapororoca]

Rio sem nome no BQPPB, afluente m.d. do 'Mongaguaba' (Rio Mamanguape).


Natureza: rio.


Mapa: PRÆFECTURÆ DE PARAIBA, ET RIO GRANDE.


Capitania: PARAIBA.


Nome histórico: Itapororoca.


Nome atual: Rio Itapororoca.

  • Reconhecido pela situação e a curva característica como está desenhado no BQPPB.

Citações:

(Herckmans, 1639) RIAGP, pg. 264:

"Rio Mamanguape acima, duas léguas ao sudoeste e este e ao oés-sudoeste da boca do Pirpirituba há uma outra lagoa chamada Sarapoi, que se pode rodear em uma pequena hora. Fica a um quarto de légua do grande rio, e aí se acham os currais de Rafael Carvalho, da Lagoa Sarapoi até o paul, onde o rio Itapororoca toma origem.

Para o ocidente, a uma grande meia légua daí começa o mencionado rio Itapororoca, que corre primeiramente ao noroeste depois ao ocidente, ao sudoeste e por ú1timo ao sul e sudeste, com a extensão (compreendidas todas as suas curvas) de quatro a cinco léguas, isto é donde começa até onde acaba no Mamanguape.

Ao noroeste, três léguas e meias da boca do rio Itapororoca, fica uma lagoa chamada Popiri (Pipiri) que só pode rodear em uma hora; leva a. sua margem meridional até junto do mencionado rio.

Do Itapororoca meia légua ao oés-sudoeste pelo Mamanguape acima , sai na margem setentrional o rio Quandu. ".

NOTAS:

  • A lagoa Sarapoi é a atual Lagoa do Saco, que dista menos de um Km no rumo nordeste do centro da cidade de Itapororoca-PB, e aproximadamente 1 Km rumo sudeste do rio Mamanguape;
  • O rio 'Pirpirituba' é o riacho que nasce próximo (ou na - é preciso verificar in loco) da Lagoa do Saco e sua foz está a aproximadamente 3,1 Km desta lagoa;
  • A distância entre a foz do rio Itaporoca e a do rio 'Pirpirituba', pelo leito do rio Mamanguape, é de 4,24 Km;
  • A Lagoa do Saco fica a oriente do rio Itapororoca, distando da sua foz aproximadamente 1,4 Km em linha reta;
  • A Lagoa 'Popiri-Pipiri' é lagoa na região PIRIRI DO VIGÁRIO, na m.d. do rio Itapororoca, distando da sua foz, no rumo noroeste 5,6 Km em linha reta e 6,8 Km pelo seu leito;
  • O rio 'Quandu' é o atual Rio Quandu-Rio Guandu, afluente da m.e. do Mamanguape, margem setentrional, cuja foz está a montante em relação à foz do Itapororoca, distando no rumo oés-sudoeste 3,55 Km pelo leito do rio ou 2,81 Km em linha reta;
  • O rio 'Quandu' é o rio plotado no BQPPB como rio 'Nanàĩ', erro causado por troca de denominação com o rio 'Coandĩ' nesse mapa.

(Sampaio, 1904), pg. 35:

"ITAPOROROCA — Corrupção de Itá-pororoca, pedra estrondeante, ou o estrondo da pedra. Confunde-se com Caápo-roroca que se traduz: pau que estala.".






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "Itapororoca (rio)". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Itapororoca_(rio). Data de acesso: 31 de março de 2020.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página