Ações

Mapa dos Rio e córregos em que se descobriram e mineraram os diamantes desde o ano de 1729 ate o presente de 1734.

De Atlas Digital da América Lusa

Mapa dos Rio e córregos em que se descobriram e mineraram os diamantes desde o ano de 1729 ate o presente de 1734.

Geometria
por Carmem Marques Rodrigues


[Mapa dos] Rio e córregos em que se descobriram e mineraram os diamantes desde o ano de 1729 ate o presente de 1734.

O mapa é um manuscrito aquarelado atribuído ao padre jesuíta Diogo Soares sob guarda do Gabinete de Estudos Arqueológicos de Engenharia Militar em Portugal, datado de 1734. O mapa ilustra informações sobre a região de exploração dos diamantes no Serro do frio anteriores a interrupção da exploração em 1734 e seu desenho segue as convenções estabelecidas para a cartografia portuguesa pelo engenheiro Manuel Azevedo Fortes. No mapa, aparentemente um esboço, é possível identificar o trabalho de estudo da área feito pelo cartógrafo, pois há marcações há em lápis e aquareladas, além disso os cursos dos rios e córregos da região não estão completos, assim como os pontos marcados na legenda. Segundo a legenda o mapa identifica: os pontos nos rios e ribeirões onde se mineram os diamantes, assim como deveria fazer o mesmo com o ouro, o que infelizmente não foi completado, o mesmo acontecendo com os pontos das Guarda de Dragões. Além disso, também há a identificação de forma hierarquizada das vilas, arraias e vendas, que estão dispostas ao longo da rede de caminhos que perpassam a região e que também foram cartografadas. O mapa segue a orientação norte-sul e tem como meridiano principal o do Rio de Janeiro, que foi a primeira medição dos chamados padres matemáticos, Domingo Capassi e Diogo Soares, que chegaram ao Brasil em fevereiro de 1730, com a missão de construir um Novo Atlas da América Portuguesa.

Bibliografia

1. CORTESÃO, Jaime. História do Brasil nos velhos mapas. Tomo I. Ministério das relações exteriores. Instituto Rio Branco, Rio de Janeiro. 1965-1971.

2. COSTA, Antônio Gilberto (org.) Cartografia da conquista do território de Minas Gerais. Belo Horizonte: Ed.UFMG; Lisboa:Ed.Kapa, 2004.

3. COSTA, Antônio Gilberto (org.) Roteiro prático de cartografia: da América portuguesa ao Brasil imperial. Belo Horizonte: UFMG, 2007.


Referências




Citação deste verbete
Autor do verbete: Carmem Marques Rodrigues
Como citar: RODRIGUES, Carmem Marques. "Mapa dos Rio e córregos em que se descobriram e mineraram os diamantes desde o ano de 1729 ate o presente de 1734.". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Mapa_dos_Rio_e_c%C3%B3rregos_em_que_se_descobriram_e_mineraram_os_diamantes_desde_o_ano_de_1729_ate_o_presente_de_1734.. Data de acesso: 26 de abril de 2024.



Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)

Informar erro nesta página