Ações

Melckhuys

De Atlas Digital da América Lusa

Coleção Levy Pereira


Melckhuys


Natureza: casa


Mapa: PRÆFECTURÆ PARANAMBUCÆ PARS BOREALIS, una cum PRÆFECTURA de ITÂMARACÂ


Capitania: PARANAMBVCA

Casa na costa, entre a igreja 'N S. ᵭ Candelarie' (Nossa Senhora da Candelaria) e a 'Camboa de Barraca' (Camboa do Rio da Barreta).


Nomes históricos: Melckhuys (Melckhuy); leiteria (leitaria) de Antônio Cavalcanti.


Nome atual: a área foi reocupada (urbanizada).

Possivelmente situava-se nas proximidades da atual Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, no bairro de Boa Viagem, na cidade do Recife-PE.

■ '

Nota:

O Prof. Benjamin N. Teensma, a nosso pedido, traduziu: "Melckhuys = Casa do leite".

A "casa do leite" era um retiro, ou seja, uma fazenda onde se ordenhavam vacas, e assim é a famosa "Leiteria" citada nos relatos das Batalhas dos Montes Guararapes.

■ ====Citações====

►Mapa IT (IAHGP-Vingboons, 1640) #43 CAPITANIA DE I. TAMARICA, plotada com o símbolo, sem nome, na costa, entre a igreja 'Can∂alarÿ' e o passo de açúcar 'Pass.', onde dois caminhos se juntam.

►Mapa PE (Orazi, 1698) PROVINCIA DI PERNAMBVCO, plotada como casa, 'Melckhuy', na costa, entre a igreja 'N S ᵭ Candelaria' e a 'Camboa ᵭBarraca'.

►(Silva, 2005), cita esta leiteria:

@ pg. 281, em "1648: Guararapes, o começo do fim", onde, narrando as ações da primeira batalha (17-19 de abril de 1648), escreve:

"Cruzando o rio Teijipió, nos Afogados, as tropas holandesas seguiram em direção á Barreta, onde existia uma pequena estância defendida por 86 homens sob o comando do capitão Bartolomeu Soares Canha.

...

Neste local os holandeses fizeram uma parada, pernoitando na leitaria de Antônio Cavalcanti [na altura da igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem], enquanto aguardavam a chegada de cinco peças de artilharia que haviam feito conduzir pelo rio Teijipió."

@ pg. 291, em "1649: Guararapes, outra vez", narrando os acontecimentos da segunda batalha (17-19 de fevereiro de 1649), transcreve excerto do relatório do Coronel Miguel van Goch da situação no dia 19 avaliada pelo comando holandes, o qual pretendendia relocar seu exército dos Montes Guararapes, onde ocupava desde o dia anterior posição previamente escolhida, todavia padecendo sob o sol inclemente e com logística falha, para outra posição mais favorável, "atravessando os Afogados e acampar o exército lá ...":

"Podiam aproveitar a noite para descer dos montes, sem barulho de tambores e com toda tranquilidade; mas a maioria dos outros chefes consultados sustentou que tendo essa expedição começado com o fim de dar batalha ao inimigo, seria bem contrário à reputação e honra do exército retirar-se durante à noite, como se tivesse medo e que o nosso exército não podia aguentar-se nas várzeas, onde aliás, não havia modo de fazer mal ao inimigo. Assim, depois de madura deliberação e exame das razões alegadas, de parte a parte, decidiu-se descer dos Montes Guararapes e retirar-se até a Leiteria onde o exército poderia acampar essa noite".






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "Melckhuys". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Melckhuys. Data de acesso: 27 de setembro de 2020.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página