Ações

N S. đ Conceicao

De Atlas Digital da América Lusa

N S. đ Conceicao

Geometria

Coleção Levy Pereira


N S. đ Conceicao


Natureza: povoação


Mapa: PRÆFECTURÆ PARANAMBUCÆ PARS BOREALIS, una cum PRÆFECTURA de ITÂMARACÂ


Capitania: ITÂMARACÂ

Cidade na 'I Itâmaracâ' (Ilha de Itamaracá).


Nome atual: Vila Velha, na Ilha de Itamaracá-PE.


Nomes históricos: N S. đ Conceicao (N. S. de Conceiçao), Vila Velha de Nossa Senhora da Conceição, Vila de Nossa Senhora da Conceição, Vila de Nossa Senhora da Conceição de Itamaracá, Vila Marial, Vila de Itamaracá, ʃtadt ʃchoppe; (Schop, Schoppe, Schoppe, Schuppen), OPPIDUM SCHOPPY.

O nome Schkoppe no período neerlandes é homenagem ao general Sigmund (Sigismundt, Sigismundo) von Schoppe (Schkoppe) que a tomou em 1633.

Citações

►Mapa IT (Albernaz, 1612) CAPITANIA DE ITAMARACA, desenhada com casas, torres, etc, sem nome, na 'ilha de Tamaraca'.

►Mapa IT (IAHGP-Vingboons, 1640) #43 CAPITANIA DE I. TAMARICA, plotada, 'Schop', com símbolo de 'StԐԐ∂Ԑn', ao sul da Ilha de Itamaracá.

►Mapa Y-45 (4.VEL Y, 1642) De Cust van Brazil tusschen Ponto Pommarel ende Cabo Blancko, plotada com símbolo, sem nome, ao sul da ilha 'Tammarÿca:'.

►Mapa (HET EYLANT I. TAMMARICA, 1648), plotada, assinalada com a letra B, 'B - ʃtadt ʃchoppe'.

►Mapa INSVLA TAMARACA (Barleus, 1648, fig. 19), plotada, 'OPPIDUM SCHOPPY', com planta detalhada de suas edificações.

►Mapa IT (Orazi, 1698) PROVINCIA DI ITAMARACÁ, plotada com símbolo de cidade, 'N. S. de Conceiçao, na ilha 'ITAMARACÁ'.

►Mapa PE (Orazi, 1698) PROVINCIA DI PERNAMBVCO, plotada com símbolo de povoação, 'N. S. đ Conceicao, na ilha 'Itamaraca'.

►(Nassau-Siegen; Dussen; Keullen - 1638), pg. 90:

"A sua única cidade, que foi a sua antiga capital, onde a câmara costumava reunir-se, está situada na ilha de Itamaracá, da qual toda a capitania tomou o nome que tem; é a pequena cidade agora denominada Schkoppe. ".

►(Dussen, 1640) pg. 203:

"Segue-se a cidade Schkoppe, onde a igreja e a bateria estão cercadas com um muro, mas não é obra de importância; nessa bateria, que domina o porto, há 11 peças: 2 de bronze de 32 lb, peças espanholas de berço e 9 de ferro a saber: 5 de 6 lb, 3 de 4 lb, 1 de 3 lb. No extremo norte da cidadezinha, sobre a estrada, situa-se um reduto que serve de atalaia e para defesa da porta. ".

►(Pereira da Costa, 1951), Volume 1, Ano 1535:

@ pg. 170:

"JANEIRO 21 — Registra-se na câmara do senado da vila de Itamaracá a carta de doação da capitania, conferida a Pero Lopes de Sousa no ano anterior, fato este que importa a fixação precisa da data da fundação da capitania e anterior instalação do concelho municipal, gozando já a localidade do predicamento de vila, conferido pelo seu donatário, em virtude das faculdades que lhe cabiam, conferidas pela carta de doação das terras da capitania.

A vila Marial ou de Nossa Senhora da Conceição de Itamaracá, foi situada no cimo de uma formosa colina, a pouca distância do Porto dos Navios ou canal da barra de entrada, e fundada por Francisco de Braga, capitão-mor governador da nascente colônia, e loco-tenente do seu donatário, naturalmente a própria situação ocupada pelos franceses, onde levantaram a sua feitoria, uma fortaleza com uma guarnição de mais dc cem praças, com muita artilharia e munições, e onde se recolhia a gente dos seus navios que vinham carregar de gêneros coloniais.".

►(Câmara Cascudo, 1956), pg. 185:

"Mais rareada é a população na ilha de Itamaracá, que o flamengo batizou de Schoppe (Schoppe, Schuppen, Sigemundt von Schkoppe) e mesmo no trecho do continente.".






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "N S. đ Conceicao". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/N_S._%C4%91_Conceicao. Data de acesso: 27 de abril de 2024.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página