Ações

Penedo do Rio São Francisco

De Atlas Digital da América Lusa

Penedo do Rio São Francisco

Geometria Ponto

Histórico

Denominação Início Término
Penedo do Rio São Francisco
Populacao > Vila
1636 1808

Penedo do Rio São Francisco, ou simplesmente Penedo, é uma cidade do Estado de Alagoas, cuja fundação não se sabe ao certo mas é datado entre 1522 à 1560, de acordo com a Historiografia Alagoana. O que também não se sabe é quem foi o seu fundador. Alguns historiadores afirmam que Duarte Coelho Pereira - donatário da capitania de Pernambuco - foi fundador da cidade, outros já defendem que Duarte Coelho de Albuquerque é que tenha fundado a vila. Penedo foi elevado a categoria de vila em 12 de Abril de 1636, e também foi uma das regiões atingidas pela invasão holandesa.[1]


Referências

  1. BARROS, Francisco Reinaldo Amorim de. ABC das Alagoas: dicionário biobibliográfico, histórico e geográfico de Alagoas . Brasília: Senado Federal, 2005. 2 v. (Edições do Senado Federal ;vol. 62-A, 62-B)



Citação deste verbete
Autor do verbete: Carlos Carvalho
Como citar: CARVALHO, Carlos. "Penedo do Rio São Francisco". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Penedo_do_Rio_S%C3%A3o_Francisco. Data de acesso: 16 de dezembro de 2018.



Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)

Informar erro nesta página