Ações

Prefácio

De Atlas Digital da América Lusa

Prefácio

Geometria
Saldanha.png






Pode o Pintor com o, delicado pincel reprezentar a Natureza; mas não expressar as circumstancias, noticias, e movimentos dos successos. Esta hé a parte rezervada ao Historiador. Feliz a energica penna, que ao seu escriptor sabe dezempenhar: felices as palavras, que huma nova pintura compoem, aquella perceptível á vista; esta ao discurso.

Hum extenso Diario, qual o que compomos na Campanha, hé indispensável para exacta Configuração dos Planos; porem elle fica sendo fastidiozo a leitura, pela multidão de adiçoens próprias da matéria e similhante a huma Postilla das Leis da Estructura superficial da Terra. Daqui sevê facilmente a precizão de se construir outro, em o qual não somente se rezuma aquelle, podendo servir tambem a formação de novo Mappa, mas ainda se lhe ajuntem algumas breves notas, sobre a Historia Natural, e do Paiz.

Esta hé a obra, a que eu sou obrigado satisfazer na auzencia do Segundo Commissario, o Coronel Francisco João Roscio que se acha incumbido da Demarcação do Artigo 8º Talvez seja bem differente, o methodo, que eu me proponho a seguir daquelle de que elle uzaria nos antecedentes Diários, e dos quaes não tive já mais conhecimento algum. Porem que melhor desculpa’ posso eu ter aos meus erros do que a da obediencia ás ordens Superiores ? Eu sou mandado com as frágeis armas da minha humilde eloquencia apprezentar o descoberto peito aos criticos golpes das armadas series de illustres, e assaz instruidas pessoas por cujas maons, tem de caminhar este papel.

Vem pois a ser o Corpo principal do prezente Diario Rezumido, a explanação de todas as marchas, o seu rumo geral verdadeiro, e as suas distancias rectas, e andadas. O rezultado das observaçoens de latitude, Longitude, e variação da Agulha. Huma leve passagem sobre as qualidades do terreno de cada derrota, e a descripção particular dos Lugares, Montanhas Arvoredos Lagoas, Arroios, e Rios remarcaveis com as etymologias, e significados dos seus nomes. Na situação das notas eu devo referir algumas noticias das Producçoens Naturaes deste continente, pelos tres Reinos, Animal, Vegetal, e Mineral, descrevendo-os concizamente, conforme o permitte o titulo de hum Diário, e reduzindo-os ao Systema do grande Linneu, a proporção, que cazualmente se forem apresentando. Rezervando porem para hum particular supplemennto aos Diários da Iª. partida, todos os conhecimentos, que poder alcançar, e as minhas occupaçoens me concederem acerca da mesma matéria.

Bem longe de desprezar os termos proprios do Paiz, eu pertendo uzar delles simultaneamente depois de os explicar, e combinar nas mesmas notas. Assim será intelligivel este Diario, não só na Europa, mas ainda nesta America.

Pode ser que o meu Anteescriptor tenha nos passados Diários supprido já . interpretação destas frazes, mas eu não devo expor aos meos Leitores na contingência de experimentarem essa falta, podendo na Leitura omittir-se aquellas notas que julgarem supérfluas, para cujo fim as distinguirei com differenntes signaes, fazendo preceder huma estrellinha as que definem os referidos termos: de huma letra do Alphabeto ás pertencentes a Historia Natural; e de números as do Paiz.

Reprezentar todos os dias sobre o Theatro da Natureza as mesmas, ou bem similhantes scenas, e mudar de provérbios, não hé certamente mui facil donde se segue não poder eu fugir do vicio da Monothonia, ou repetição de palavras.

Finalmente eu sou encaminhado á compozição de hum Diario de reconhecimentos Topographicos, com a união de hua viagem histórica, qualquer, das duas Partes, mais difficil aos meus debeis talentos, qual a tenra Planta, que abundantes, e agradaveis fructos, não pode. dar antes do seu tempo.

Narrabo mirabilia Tua. D. O. M. I. N. E, et virtutem Terribilium Tuorum dicant generatíones. David.


Ficha técnica da Fonte
Autor: José de Saldanha
Data: 1786.
Referência: BN.
Acervo: Biblioteca Nacional.
Transcrição: David da Silva Carvalho.
link principal no BiblioAtlas: Diário resumido do Dr. José de Saldanha