Ações

Pto. das Galinhas (porto)

De Atlas Digital da América Lusa

Pto. das Galinhas (porto)

Geometria

Coleção Levy Pereira


Pto. das Galinhas

Porto ao norte da 'Pta. De Çaranambi' (Ponta de Serrambi-PE).

Não está marcado com o símbolo de porto no BQPPB.


Natureza: porto.


Mapa: PRÆFECTURÆ PARANAMBUCÆ PARS BOREALIS, una cum PRÆFECTURA de ITÂMARACÂ.


Capitania: PARANAMBVCA.


Nome atual: Porto de Galinhas, no litoral do município de Ipojuca-PE.


Nome histórico: Pto. das Galinhas.

Citações:

►Mapa PE (Orazi, 1698) PROVINCIA DI PERNAMBVCO, plotado, 'Pto. das Galinhas', ao norte do 'Pta. di Caranambi'.

(Sousa, 1587), pg. 59-60:

"CAPÍTULO XVIII

Em que se declara a costa do cabo e rio do Ipojuca até o rio de São Francisco.

Já fica dito como se mete o rio de Ipojuca como o do Cabo ao entrar no salgado, agora digamos como dele ao porto das Galinhas são duas léguas. A terra que há entre este porto e o rio de Ipojuca é toda alagadiça. Neste porto e rio das Galinhas entram barcos da costa. Do rio das Galinhas à ilha de Santo Aleixo é uma légua, ...".

(Pereira da Costa, 1951):

@ Volume 2, Ano 1632, pg. 588:

"NOVEMBRO 19 — Testamento de Francisco Dias Delgado, de mão comum com sua mulher D. Catarina Morena, celebrado na sua propriedade do Porto de Galinhas, pelo qual vincularam toda ela à capela de N. S. da Conceição da igreja do convento de S. Francisco, da freguesia de S. Miguel de Ipojuca, da qual eram padroeiros, ...".

@ Volume 2, Ano 1632, pg. 589:

"As terras da propriedade do Porto das Galinhas foram, originariamente, doadas pelos donatários da capitania a Bento Maciel Parente, que militara com muita distinção no Brasil, e foi depois governador do Pará e Maranhão, e a quem comprou Francisco Dias Delgado, antes da invasão holandesa, em 1630, indo logo ocupar as suas terras com sua família, e nas quais levantou casas, sítios, e pesqueiras, e cuidou da sua agricultura, particularmente plantando um extenso coqueiral .

Vem daí o povoado do Porto de Galinhas, cujas terras são já assim denominadas por Gabriel Soares em fins do século XVI. Fica ao sul do Cabo de Santo Agostinho, e é particularmente descrito por Vital de Oliveira no seu Roteiro da costa do Brasil.".

(Câmara Cascudo, 1956), pg. 183:

"Marecay (Maracaípe) e o Ipouica (Ipojuca) limitam uma grande ilha, com povoações de Sant'Antônio e São Francisco, com os portos das Galinhas e dos Pescadores. ".






Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "Pto. das Galinhas (porto)". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Pto._das_Galinhas_(porto). Data de acesso: 26 de abril de 2024.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página