Ações

Quarta feira 3. (Janeiro)

De Atlas Digital da América Lusa

Quarta feira 3. (Janeiro)

Geometria
Saldanha.png






Sahindo deste Acampamento continuou a derrota pelos pontos altos da Serra de Ycabaquá, seguindo por caminho mas breve, e direito as nossas conduçoens para o Lugar onde deviamos acampar, que foy na margem Meridional da for-queta de um Arroyo, com huma canhada q. depois de juntos entrão pouco mais adiante no Rio Ycabaquá.

Rumo geral verdadeiro Nordeste 22o

em direitura neste rumo 3. 1. o, m. 6. Distancias

em todas as voltas .... 8 . 2,

Latitude observada (1) . . . . A . 30o 59’ 40”

A derrota feita no prezente dia se asimilhou a figura de hum cuja ponta da direita, ou mais a Leste no rumo verdadeiro de Nordeste 69o 1/4 e na distancia de 2. I. 0, m. 3' foi para se demarcar a Barra do Arroyo grande, ou de Caroya no Rio Ycabaquá, tendo de se voltar pelo mesmo es¬paço para continuar pela ponta da esquerda, ou estrada, que seguio o Corpo das Partidas Volantes.

Do Arroyo grande, ou de Caroya, e do seu galho o Arroyo de Santo Antonio.

Todas as vertentes e cahidas notadas para o Norte desde os cinco Serros. Guarda Velha de Santo Antonio, até a Co¬xilha do Serro Pelado (20-Fevereiro 1786) formão seis galhos mais atendiveis, que juntos compoem o Arroyo chamado por alguns dos nossos Praticos, — Grande — e pelos dos -Hespanhoes de Caroya — Deste seis galhos os dous mais Occidentaes conservão sempre os mesmos nomes, os dous do meyo, e mais meridionaes, que nascem da Guarda Velha de Santo Antonio, juntando-se fazem o Arroyo desta invocação, o qual entra no dito Caroya, na direcção geral verdadeira de Nordeste (19o. (2). e na distancia recta de cinco Legeas. Unidos todos os referidos galhos segue o Arroyo de Caroya recebendo outros mais lateraes com bastante quantidade de agoa, (pois são innumeraveis as suas vertentes) bordado de mediana porção de arvoredo, e em varias voltas até o Rio Ycabaquá, onde dezagoa. A sua direcção geral hé de Nor¬deste 35° 1/2, e a distancia recta de 9. 1. 1/3. Não sómente o terreno, que comprehende os seis galhos das suas Cabeceiras, hé demaziadamente dobrado, e aspero mas tambem alguns sitios por onde elle atravesa; com tudo duas Legoas acima da sua entrada no Ycabaquá, e do lado Occidental tem hum aprazivel rincão com excellentes agoadas, Campos, e matos, fechado pelo Poente com a Serra de Ycabaquá. Caroya, Mulato Portenho (*). antigo roubador, e vaqueano, desta Campanha, servia-se do d.° Rincão occulto para as suas invernadas, e esconderijo das Cavalhadas, q. furtava, ou arreava. Delle ficou o nome deste Arroyo. Tres passos tem, dous de que já tratei na derrota do primeiro deste mez e outra couza de meya Legoa distante da sua embocadura no Ycabaquá abaixo do qual perto de hum quarto de Legoa entra tambem neste Arroyo de Caroya pela parte Oriental outro galho maior, que vem como da Coxilha do Serro Pelado: augmentando-se assim muito o seu volume de Liquido, e o denso arvoredo. O ultimo ponto, ou Estação a que chegamos nesta inda¬gação na margem Occidental do mesmo Arroyo, e duas mi¬lhas e meia acima da sua Barra, está o cume de hum Monte, ou Serra perfeitamte. redondo, e bastante alto, em figura de Pyramide obtuza sobre o qual encontramos os signaes de ter ali sido sepultura dos Indios Tapes, ou Minuanos (6).

Da Serra de Ycabaquá.

Do Lugar citado dos Cinco Serros, ou da Coxilha de Santo Antonio segue na direcção, de Nordeste 31° 1/2 hum Albardão alto, cheyo de Serros, e Picachos de Montes mais elevados na djstançia recta de nove Legoas até o Rio Ycabaquá, em cujo sitio elle o atravessa por huma quebrada dis¬forme e a precipicio, continuando esta Cordilheira na referi¬da direcção para a sua margem Septentrional. Esta Serra sendo simples não tem largura consideravel, ella hé limpa de Bosques, de pequeno em pequeno espaço, reprezenta huma Coxilha alta, porem sem asperezas. ...


Notas


Ficha técnica da Fonte
Autor: José de Saldanha
Data: 1786.
Referência: BN.
Acervo: Biblioteca Nacional.
Transcrição: David da Silva Carvalho e Tais Albuquerque.
link principal no BiblioAtlas: Diário resumido do Dr. José de Saldanha