Ações

Quinta feira 11. (Janeiro)

De Atlas Digital da América Lusa

Quinta feira 11. (Janeiro)

Geometria
Saldanha.png






Qual o que no largo mar, procura algum novo descoberto, já para hum, já para outro rumo navega, assim nós a Coxi¬lha alta subimos, que separa o Arroyo das Palmas do das pedras, e baixando para o lado do Poente nos encaminhamos ao Passo deste Arroyo das Pedras, onde o atravessamos, e tornando a subir ao Albardão, que vem do grande repartindo as agoas do Arroyo Colorado do das Pedras fomos acampar na Costa Occidental do Passo do Colorado,

Rumo geral verdadeiro ..............................

Sudoeste 79.0 3. 1. o, m. 25.

3. 2, o.

em direitura . ..................................

Distancias

pelo caminho , ................................

Continua o excellente terreno de boas, e por toda a parte tranzitaveis Collinas,

Do Arroyo das Pedras. Da encruzilhada da Coxilha Grande, com a de Santo An¬tonio Velho, e defronte das Cabeceiras do mencionado Rio Negro, porém para a banda opposta, ou do Norte, nascem as de hum Arroyo a que alguns dos Hespanhoes chamão das Pedras, segue este na direcção geral de Noroeste 27 e com a distancia recta de cinco Legoas, e hum quarto até o Arroyo Colorado, onde entra pela sua margem Oriental, e duas milhas, e meya acima da Barra, que este faz com Ybiramiri. Nas Cabeceiras deste Arroyo das Pedras, e pela banda de Leste tem outro piqueno galho, que entesta com a dos Arroyos das Palmas, e das Torrinhas, e cuja direcção geral, he de Noroeste 66.° e o comprimento de 2 l. 1, m. 3. O terreno por donde elle Corre, hé hum Valle quazi plano e como as suas Voltas são Curtas, e o Campo das suas mar¬gens não muito dobrado, deixa gozar-se de cima de alguma Lomba mais elevada grande parte do seu seguimento. O Ar¬voredo que o borda não hé pouco como tambem a quan¬tidade dagoa, que Conserva no Passo referido, e esta sem correnteza sensivel, qualidade que o fará abundante dos Peixes proprios destes Arroyos. (a).

Do Colorado. Todas as Cahidas e vertentes para o Norte do Albardão grande desde meya Legoa a Leste do nosso Acampa¬mento geral Portuguez nas Cabeceiras do Piray miri, até outra igual extensão a Oeste das ultimas do Rio Negro, formão tres galhos de que rezulta este Arroyo o Colorado. O galho medio, hé o menor, acha-se quazi na mesma direcção que o seu tronco, cuja he de Nordeste 8.° 1/2 e a distancia recta de quatro Legoas e meya até a sua Barra no Ybiramiri. Os galhos Occidental, e Oriental entrão pelas oppostas margens nas direcções de Nordeste 70.° e Noroeste 36.0 2/3. e com as •distancias respectivas de tres Legoas, e tres e hum terço. O terreno dos Lados he mais dobrado, e inclinado, o que se dá bem a conhecer pela corrente que leva a sua maior porção de agoa. Em quanto as mais, que o acompanha, não diftere dos antecedentes; nem se pode descobrir outra derivação á do seu nome, mais do que a vontade daquelles Hespanhoes que assim se Lembrarão de o destinguir (1).



Notas


Ficha técnica da Fonte
Autor: José de Saldanha
Data: 1786.
Referência: BN.
Acervo: Biblioteca Nacional.
Transcrição: David da Silva Carvalho e Taís Alves de Albuquerque.
link principal no BiblioAtlas: Diário resumido do Dr. José de Saldanha