Ações

Quinta feira 22. (Março)

De Atlas Digital da América Lusa

Quinta feira 22. (Março)

Geometria
Saldanha.png






Obrigados a falhar no dia antecedente, no mesmo Acampamento por cauza da chuva, e forte vento, que sobreveio, continuamos no prezente dia, 0 reconhecimento seguindo a primeira Legoa e terço a Noroeste 53.° 1/2 até o fim da Coxilha do Toropi, para se marcar a embocadura deste no Ybicuy, e voltando-se outra vez pelo mesmo caminho couza de meya Legua, descemos para a varzea do Sul do Toropi, e o atravessamos em o seu passo de S. Rafael, Legua e terço acima da sua Barra: proseguindo depois como a Nor Nordeste pela margem baixa do lado do Norte subimos ao terreno dobrado, onde encontramos a meya Legoa do Rio, o Posto de S. Rafael, da Estancia de S. Vicente, pertencente ao Povo de S. Miguel, huma das Missoens Orientaes do Uruguay e mais adiante huma milha, o Posto da Eguada da mesma Fazenda ambos em huma ponta de Coxilha falsa, de outra mais geral que vem da serra do Monte Grande, repartindo as agoas para o Toropi, e o segundo Yaguari, tambem galho do Ybicuy-guasú. Dali caminhamos como ao Nascente e passa¬mos nas pontas de dois pequenos galhos Septentrionaes do Toropi, dos quaes o primeiro não se fazendo remarcavel, mais do que pelo seu muito arvoredo, lhe chamão os Indios vizi-nhos — Guiray — que quer dizer Arroyo dos Passaros: e continuando na mesma direcção chegamos ao Posto de S. Paulo da mesma Estancia, deixando mais ao Norte a distan¬cias de huma, e de meya legoa o Albardão mais geral, que lhe poderemos chamar do 2.0 Yaguari, pois que todas as agoas que reparte para o Poente, vão a este Rio, como adiante mostraremos. Do 3.0 Posto, ou do de S. Paulo voltamos a Sueste, baixando pela estrada da varzea de largura de Legoa e meya, e por cuja mediania corre o Toropi, e sahindo-se pelo seu Passo geral chamado do Umbú (i). o qual estava quazi de nado para os cavallos caminhamos finalmente pela margem pantanoza da banda do Sul, e fomos acampar sobre as Lombas da costa deste Banhado, e junto a hum Capão de mato, mais Occidental, de dous maiores, unicos que ali se divizão.

Rumo geral verdadeiro Nordeste 73.0

em linha recta 2. 1. 2, m. 7.

Distancias

por todas as voltas .... 7. 1, 5. Latitude observada . . . A . 29o 51' 3”

Este estabelecimento do Povo de São Miguel do qual não vimos mais que os tres Postos, está situado entre o Rio Toropi, e o 2.0 Yaguari, junto ao Rio Ybicuy-guasú, e nas faldas meridionaes da Cordilheira geral da Costa do Brasil, que vem aqui terminar com o nome dado pelos Hespanhoes, de Monte Grande. Forma ao terreno desta Fazenda, huma seguida e alta Coxilha, que baixa de hum grande Serro, dos do Monte Grande, e acaba contra a varzea do Ybicuy-guasu, na direcção de Sudoeste 50.° e com a distancia de sete Legoas, deitando varias pontas para huma e outra banda e algumas destas cheyas de arvoredo a imitação da propria Serra. Dizem ser abundante de Gado, o que he bem de inferir; por que alem da procreação de similhantes campos, se lhe deixão aqui ficar as Rezes mais magras, e cansadas das vaccarias, ou cor¬ridas de Gado, quando passão por esta Estancia, para sahirem pela Picada de S. Tiago, na ponta da dita Serra aos Campos, e Missoens Orientaes do Uruguay.

Do Rio Ybicuy-guasu, e dos Serros e Montanhas, a elle circumvizinhos. Pelo progresso das marchas, nós não temos dito mais nada deste Copiozo Rio, do que a determinação das Barras; dos seus galhos e Rios Lateraes da banda de Leste, porem agora que já se acha configurado, até o ultimo ponto a que delle podião chegar as indagaçoens da prezente Campanha, he justo se descreva a sua Porção examinada. Consta com toda a certeza, que as vertentes ou ca¬beceiras principaes deste Rio, nascem do interior da Campanha, do Albardão, que o separa do Rio Negro, como já dice a 26 de Janeiro, e a 25 de Fevereiro deste anno. Asegurão mais, o que concorda com os Planos da Demarcação passada, que sobre o mesmo Albardão, e nas cabeceiras desse Rio, existe pequena Lagoa, chamada pelos Indios Yupá-ca- rapa, ou Lagoa torta. Nós o principiamos avistar sem a menor duvida em hum ponto bordado já de bastante arvoredo, e que fica a Sudoeste 1 1/2 do Acampamento de 26 de Fevereiro, e na distancia de tres Leguas e meya, dali para as suas ultimas vertentes confuzamente se distingue o seu mato no rumo de Sudoeste, e prescindindo da sua distancia, que talvez chegue a mais de dez, ou doze Legoas, vou eu principiar a tratar delle, desde este ponto, huma Legua, e meya milha acima da Barra do Io galho do Ybicuy-guasu, notado no referido dia 26 de Fevereiro. Direcçoens mais geraes desta Porção do Rio Ybicuy- i . Norte .... 0 0 í giuasu. ' Nordeste 20 " ! e as distancias correspondentes de f e Noroeste. . 73." >

Í 12 11,m5 l ^ 2 j5 ( cuJa somma total he de trinta e tres leguas, e 2 2. 2, 8. t dous decimos. Na primeira destas grandes voltas elle recebe pela banda do Nascente o 1.° e 2.° Galho, que vem da Coxilha Grande, o Arroyo de Santa Anna, o Rio Taquarembo e finalmente o Yaguari, alem doutros muitos pequenos, e sem nome. Do lado Occidental os galhos não são muito extensos, por quanto hua alta e continuada Coxilha, segue quazi parallelamente a pouca distancia nella avistamos ao longe huma só vez o Serro chamado Mbatobi Chico, por cuja cauza se não pode situar, mostrava ser bastante elevado, e agudo. No mesmo Albardão e mais ao Norte do dito Serro, determinamos as grandes Collinas onde existem as Estancias de S. Nicolau, e Santa Anna, aquella sete Leguas, e hum terço a Sudoeste 76.° do verdadeiro Serro de Mbatobi, e esta a Oeste do mesmo Serro cinco Leguas duas milhas, e hum quarto somente apartadas da Costa Occidental do Ybicuy, huma Legoa, e tres quartos. Acima, ao Sul; da embocadura do Rio Cassiquey, elle tem hum grande passo de carretas que costu¬ma de verão estar de vao. Apenas lhe entrão pela parte de Leste, na segunda direcção os quatro pequenos Arroyos, descriptos nos dias 17, e 19. deste mez, mas da banda do Poente huma Legoa, huma mi¬lha, e hum quarto acima do extremo inferior desta direcção, está a Barra de hum Rio, a que tambem chamão Ybicuy miri. pelas noticias dos Vaqueanos, sabe-se que elle vem do interior da Campanha, e passando ao Norte, e perto do Serro da Cruz, entra neste grande Rio, na direcção de Nordeste, nas ultimas cinco Legoas do seu comprimento. O Serro da Cruz, raro pela sua figura copuda, e alta na forma de hum inorme Sinno, se vê ao longe na Campanha daquelle lado, e onze Legoas, huma milha, e dous decimos, a Noroeste 8o.° de Mbatobi. Na margem Septentrional deste Ybicuy-miri, e duas Legoas e meya a Sudoeste da sua embocadura, como o Ybicuy guasu, ha outros grandes Serros, ou Montanhas a similhança de huma porção de Serra separada e sem arvoredo. Em a primeira a metade desta segunda direcção do Rio Ybicuy-guasu, as suas margens são varzeas baixas e macegozas, e na outra a metade elle continua por ter¬reno dobrado, de pontas de Lombas incruzadas, qual Arroyo perto das suas Origens. Na terceira direcção, cuja termina justamente na Barra do Rio Toropi, segue o Ybicuy-guasú por hum valle de var¬zea, e esta mais larga do lado Oriental, do que do outro, excedendo ambas a Legoa e meya. A igual distancia entre as Barras do Rio Cassiquey, e Toropi, dezagua no Ybicuy-guasú, pelo lado Occidental outro Arroyo, que vem como do Serro de Mbatobi de S. Angel na direcção de Leste, e na distancia de quatro Legoas, e hum quarto, porem das suas Cabeceiras nada sabemos, nem nos pertencia, por ficar muito alem dos Limites das nossas indagaçoens. O Serro Mbatobi de S. Angel está igualmente naquella Campanha, quatro Legoas ao Occidente do Rio Ybicuy-guasú, ou 6. 1 0, m. 2. a Noroeste 89. ° 1/2 do Acampamento de 20 do prezente mez, elle tem a figura Pyramidal, Conica e aguda. O seu nome se compoem parte do Guarani, parte do Hespanhol, já se explicou a palavra Mbatobi, os Castelhanos lhe juntão a este Serro o de S. Angel. Para se auzentar da nossa vista muda noutra mais differente direcção, o Ybicuy-guasú, nesta quarta e ultima distancia que configuramos. Elle prosegue nesta volta por ter¬reno dobrado e em pequenos torcicollos, parte ainda por nos dirigido, parte pelas certas informaçoens, de passar pela falda do Sul do Serro — Apicasuro — (1). ao qual tantas vezes temos situado. De hum e outro lado recebe varios galhos, porem já todos fora da nossa averiguação, a excepção de hum muito curto, que descendo da Coxilha da Estancia de São Vicente, pela varzea do cotovello que faz o Ybicuy-guasú, abaixo da Barra do Toropi, se lhe ajunta pela margem (já neste Lugar) Septentrional, por cuja mais adiante, e perto do dito Serro Apicasuro, dizem, que tambem faz Barra, outro Rio Yaguari, que vem de cima da Serra do Monte Grande, e para differença se lhe chamará o 2.0 Yaguary. Apicasuro, extremo meridional da geral Cordilheira da Costa do Brasil, e de Oeste da Serra intitulada aqui — Montegrande — he hum Serro alto, separado de outros, da fi-gura de hum elevado Banco, ou Meza, parallelogramma na direcção de Leste Oeste, e já como arruinado, ou quebrado na sua ponta do Nascente, escuro ao longe pelo motivo do denso arvoredo, que o cobre, está ao Noroeste 59.0 1/2 do referido Acampamento do dia 20., e na distancia recta de quatro Legoas, e duas milhas. Ou Geograficamente na Latitude Aus¬tral de 29.° 46r 11’’, e na longitude Oriental de 323.° 3'. Apicasu, significa na Lingua Guarani — Pombas — (L), e -ro-Caza, donde se forma o seu nome Apicasuro, ou Caza de Pombas. Tomemos ao Rio Ybicuy-guasu, e fallemos do seu Arvo¬redo, em toda a extensão das trinta e tres Leguas examina¬das, elle he sempre bordado de maior ou menor quantidade de mato, ou siga por campo dobrado, ou de varzea por asperas pedras, ou brandos areaes. As suas agoas se multiplicão a medida do seu progresso, recebendo taes galhos como os que temos visto, com os quaes a sua largura se augmenta tambem consideravelmente, e desta sorte vae emfim para o Poente dezagoar no Rio Uruguay já distante dos nossos reconhecimentos (1). Emquanto ao nome deste Rio succede por acazo não ha¬ver tanta controvercia como nos mais, dizem todos os Indios Tapes, que. elles chamão a arêa — Ybicú-y — já se sabe que quer dizer Agua, e guasu — grande do que se colloca o titulo de Ybicuy-guasu ou Grande Rio de Arêas. Hé certo que em algumas partes deste Rio, como por exemplo na sua varzea notada, se divizão o pé do seu Leito, grandes rumas ou combros de arêa. Assim tambem Ybicuy-miri vem explicar pequeno Rio de Arêas. Com a explicação dos tres Serros, que formão os de Anaciba, (2) vou eu concluir esta digressão do Rio Ybicuy- guasu. Na margem . Septentrional, do qual, depois do cotovello que faz na quarta direcção citada, e duas Legoas ao Norte do angulo da sua forqueta com o Toropi, ou duas e meya a Noroeste 7o.0 do Serro Apicassuro, ha tres vizinhos Serros, cada hum de différente figura, o mais Occidental asimilhando-se ao Apicassuro, o do Centro agudo, e conico, ou de Leste como hum Tumulo, todos cobertos de espeço Bosque o que o faz escuros, e tristes: de estarem postos em triangulo succedem os innumeraveis aspectos, e mudanças, que reprezentão vistos de differentes partes. Os Indios Tapes os appellidão no seu Idioma Añaciba — isto hé — Cabeça do Diabo — porque — Anang — quer dizer Diabo, — e —Ciba — Cabeça elles na composição deste nome suprimem as ultimas duas Letras ng da primeira palavra. Esta ponta da Serra de Añaciba, tambem serve de Limite Occidental a Serra do Montegrande, ou mais geral-mente de extremo meridional a Cordilheira geral da Costa do Brasil.




Notas


Ficha técnica da Fonte
Autor: José de Saldanha
Data: 1786.
Referência: BN.
Acervo: Biblioteca Nacional.
Transcrição: David da Silva Carvalho e Taís de Alves Albuquerque.
link principal no BiblioAtlas: Diário resumido do Dr. José de Saldanha