Ações

Régua

De Atlas Digital da América Lusa

por Leon Azevedo
Este site foi criado em uma Universidade Federal (UnB) e produz conteúdo de qualidade para todos (com a participação de diversos professores de outras instituições federais!).
Valorize esse patrimônio!
Diga não aos cortes!


A régua é um instrumento utilizado em geometria, próprio para traçar segmentos de reta ou medir distâncias. A régua é composta por uma lâmina de madeira, plástico ou metal e, geralmente, contém uma escala. No caso da régua utilizada para a produção de mapas históricos, sua utilidade era para medir distâncias em campo, ou seja, tratava-se de uma régua para medir grandes distâncias. Bluteau [1] define a régua como: Instrumento de pau ou outra matéria, chato, comprido, direito, estreito e liso, o qual a carpinteiros, pedreiros serve de tirar linhas direitas.

Ainda, remontando a importância da régua no trabalho de campo para a produção de mapas em séculos passados, Fortes [2] afirma que:

Também deve levar consigo uma régua de duas braças, ou vinte palmos, grossa a proporção do comprimento, e que se possa dobrar em quatro partes (para ficar mais portátil) por meio de umas machas-femeas desencontradas, e suas aldravinhas; para que fique tão firme quando se abrir, como se fosse inteiriça.


Referências

  1. BLUTEAU, Raphael. Vocabulario portuguez & latino: aulico, anatomico, architectonico ... Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1712 - 1728. 8 v.
  2. FORTES, Manoel de Azevedo. Tratado do modo o mais fácil, e o mais axacto de fazer as cartas geográficas, assim da terra, como do mar, e tirar as palntas das Praças, Cidades, e edifícios com instrumentos e sem instrumentos, para servir de instruccam à frabrica das Cartas Geográficas da História Ecclesiastica, e Secular de Portugal. 1722, pg. 53



Citação deste verbete
Autor do verbete: Leon Azevedo
Como citar: AZEVEDO, Leon. "Régua". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/R%C3%A9gua. Data de acesso: 14 de outubro de 2019.



Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)

Informar erro nesta página