Ações

São Francisco Xavier de Tabatinga

De Atlas Digital da América Lusa

São Francisco Xavier de Tabatinga

Geometria Ponto

Histórico

Denominação Início Término
São Francisco Xavier de Tabatinga
Populacao > Povoação
1766 1808
São Francisco Xavier de Tabatinga
Conquista e Guerra > Forte
Populacao > Destacamento militar
Populacao > Posto Fiscal
1766 1808
por Luiza Moretti
Este site foi criado em uma Universidade Federal (UnB) e produz conteúdo de qualidade para todos (com a participação de diversos professores de outras instituições federais!).
Valorize esse patrimônio!
Diga não aos cortes!


Foi Povoação entre 1766 até 1808 com o nome de São Francisco Xavier de Tabatinga . Foi Forte/Fortificação entre 1766 até 1808 com o nome de São Francisco Xavier de Tabatinga . Foi Posto Fiscal entre 1766 até 1808 com o nome de São Francisco Xavier de Tabatinga . Foi Destacamento militar entre 1766 até 1808 com o nome de São Francisco Xavier de Tabatinga .


Forte

Foi uma povoação, forte, posto fiscal e militar portugues nas margens do Rio Solimões, na fronteira com Peru e Colômbia. Construído em 1776 para proteger as fronteiras e cuidar das vias, combatendo o contrabando de mercadorias, principalmente.

Era, em 1766, um posto de registro e fiscal, porém ganhou importância maior devido a sua localização na confluência dos rios Javari e Solimões, passando a ser posto militar e fiscal, atividades antes exercidas pelo Forte de São José do Javari.[1]

Para este forte foram enviados muitos índios e destacamentos militares de vilas dos arredores, dentre elas São José do Javari.


Referências

  1. Steiman, Rebeca. A geografia das cidades de fronteira: um estudo de caso de Tabatinga (Brasil) e Letícia (Colômbia). Dissertação de Mestrado, PPGG/UFRJ, 2002.



Citação deste verbete
Autor do verbete: Luiza Moretti
Como citar: MORETTI, Luiza. "São Francisco Xavier de Tabatinga". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/S%C3%A3o_Francisco_Xavier_de_Tabatinga. Data de acesso: 23 de agosto de 2019.



Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)

Informar erro nesta página