Ações

São Mateus

De Atlas Digital da América Lusa

São Mateus

Geometria Ponto

Histórico

Denominação Início Término
Povoação de São Mateus
Populacao > Povoação
antes de 1755 1755
São Mateus
Populacao > Vila
1755 1808

A localidade denominada São Mateus, foi elevada à categoria de vila em 1755 por Ordem Régia, porém sua fundação e instalação ocorreu em 08 de outubro de 1764.[1]

A origem histórica de São Mateus foi a exploração do rio, homônimo ao nome da vila, durante o século XVII e XVIII. As riquezas naturais eram os atrativos para a colonização da Coroa portuguesa. A colonização da área foi realizada a partir das margens do rio São Mateus, e assim ficou conhecida como Povoação do Rio São Mateus. Sua localização se mostrava adentrada nos sertões e era considerada afastada da costa, portanto se apresentava como ponto estratégico da política colonial do século XVIII de inserção do indígena na sociedade colonial. Posto de presença da civilidade e ordem da Coroa lusa, com pretensão de influência na região ainda imersa na barbárie dos sertões e violência dos Tapuias.[2]

A fundação da vila de São Mateus, fez parte da política adotada pela Ouvidoria da Capitania de Porto Seguro, que buscava a integração comercial junto ao Rio de Janeiro, além da política indigenista da Coroa.


Referências

  1. AUTO de criação desta Nova Vila do rio de São Mateus, que mandou fazer o doutor desembargador e ouvidor desta Comarca e Capitania de Porto Seguro, Tomé Couceiro de Abreu. Vila Nova de São Mateus, 08 de outubro de 1764. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Rio de Janeiro, v. 3, Suplemento, 1914, p. 515.
  2. CANCELA, Francisco. De projeto a processo colonial: índios, colonos e autoridades régias na colonização reformista da antiga capitania de Porto Seguro (1763 - 1808). Tese. Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2011.



Citação deste verbete
Autor do verbete: Manoel Rendeiro
Como citar: RENDEIRO, Manoel. "São Mateus". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/S%C3%A3o_Mateus. Data de acesso: 15 de dezembro de 2018.



Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)

Informar erro nesta página