Ações

S. Pedro et Paulo (igreja)

De Atlas Digital da América Lusa

S. Pedro et Paulo (igreja)

Geometria

Coleção Levy Pereira


S. Pedro et Paulo

Igreja na m.e. do 'Mongaguaba' (Rio Mamanguape).


Natureza: igreja.


Mapa: PRÆFECTURÆ DE PARAIBA, ET RIO GRANDE.


Capitania: PARAIBA.


Nome atual: Igreja de São Pedro e São Paulo, igreja matriz da cidade de Mamanguape-PB.


Nomes históricos: S. Pedro et Paulo (São Pedro e Paulo).

  • Nota: a versão do BQPPB publicada em 1665 no Atlas Maior (Theatrum Orbis Terrarum, sive, Atlas novus) de Willem Janszoon Blaeu mostra 'S. Pedro et Paulo' com o símbolo de povoação (Povação ...... Pagus vel vicus.), diferente do símbolo das edições anteriores.

Citações

►Mapa PB (IAHGP-Vingboons, 1640) #49 CAPITANIA DE PARAYBA, plotada como 'St. PԐ∂Ԑro Ԑ paulo', na m.e. do 'R. MongongappԐ'.

►Mapa PB (Orazi, 1698) PROVINCIA DI PARAIBA, plotada como 'S. Pedro e Paulo', na m.e. do 'R. Mongongappe'.

(Herckmans, 1639), in RIAGP, pg. 263:

"Meia légua acima (*) passa por junto e ao oriente do curral de Diogo Borges um outro ribeiro que também sai naquele rio. Desse ribeiro à igreja paroquial de Mamanguape há uma pequena meia légua. Da igreja até o rio Tapessóca à margem do sul há uma grande meia légua.".

(*) ribeiro Icolee - vide Maracunàguàba (rio).

(Coriolano de Medeiros, 1950), pg. 133, MAMANGUAPE:

"Religião — A Católica Apostólica Romana é a religião dominante, havendo no município alguns núcleos de evangelistas. Há na comuna duas paróquias: a de São Miguel, na vila deste nome, e a de São Pedro e São Paulo, na cidade, com quatro capelas filiais na cidade e 14 nas povoações. Dos templos se destacam, por sua arquitetura e boa construção, a Matriz, o de N. S.n da Penha, na Baía da Traição, e o de Santa Rita, em Rio Tinto. Foram os jesuítas que edificaram a Matriz, depois de 1634, presumindo-se que Mamanguape já era freguesia desde 1630. Os que afirmaram Mamanguape criada freguesia por Lei n.° 1, de 15 de janeiro de 1839, desconhecem o teor desta Lei, que dizia, no seu art. 2: "Fica extinta a Freguesia de N. S.a dos Prazeres, de Montemor, e seu território compreendido na freguesia de São Pedro e São Paulo, de Mamanguape." ".







Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "S. Pedro et Paulo (igreja)". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/S._Pedro_et_Paulo_(igreja). Data de acesso: 26 de abril de 2024.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página