Ações

S. Pedro et Paulo (igreja)

De Atlas Digital da América Lusa

Coleção Levy Pereira


S. Pedro et Paulo

Igreja na m.e. do 'Mongaguaba' (Rio Mamanguape).


Natureza: igreja.


Mapa: PRÆFECTURÆ DE PARAIBA, ET RIO GRANDE.


Capitania: PARAIBA.


Nome atual: Igreja de São Pedro e São Paulo, igreja matriz da cidade de Mamanguape-PB.


Nomes históricos: S. Pedro et Paulo (São Pedro e Paulo).

  • Nota: a versão do BQPPB publicada em 1665 no Atlas Maior (Theatrum Orbis Terrarum, sive, Atlas novus) de Willem Janszoon Blaeu mostra 'S. Pedro et Paulo' com o símbolo de povoação (Povação ...... Pagus vel vicus.), diferente do símbolo das edições anteriores.

Citações

►Mapa PB (IAHGP-Vingboons, 1640) #49 CAPITANIA DE PARAYBA, plotada como 'St. PԐ∂Ԑro Ԑ paulo', na m.e. do 'R. MongongappԐ'.

►Mapa PB (Orazi, 1698) PROVINCIA DI PARAIBA, plotada como 'S. Pedro e Paulo', na m.e. do 'R. Mongongappe'.

(Herckmans, 1639), in RIAGP, pg. 263:

"Meia légua acima (*) passa por junto e ao oriente do curral de Diogo Borges um outro ribeiro que também sai naquele rio. Desse ribeiro à igreja paroquial de Mamanguape há uma pequena meia légua. Da igreja até o rio Tapessóca à margem do sul há uma grande meia légua.".

(*) ribeiro Icolee - vide Maracunàguàba (rio).

(Coriolano de Medeiros, 1950), pg. 133, MAMANGUAPE:

"Religião — A Católica Apostólica Romana é a religião dominante, havendo no município alguns núcleos de evangelistas. Há na comuna duas paróquias: a de São Miguel, na vila deste nome, e a de São Pedro e São Paulo, na cidade, com quatro capelas filiais na cidade e 14 nas povoações. Dos templos se destacam, por sua arquitetura e boa construção, a Matriz, o de N. S.n da Penha, na Baía da Traição, e o de Santa Rita, em Rio Tinto. Foram os jesuítas que edificaram a Matriz, depois de 1634, presumindo-se que Mamanguape já era freguesia desde 1630. Os que afirmaram Mamanguape criada freguesia por Lei n.° 1, de 15 de janeiro de 1839, desconhecem o teor desta Lei, que dizia, no seu art. 2: "Fica extinta a Freguesia de N. S.a dos Prazeres, de Montemor, e seu território compreendido na freguesia de São Pedro e São Paulo, de Mamanguape." ".







Citação deste verbete
Autor do verbete: Levy Pereira
Como citar: PEREIRA, Levy. "S. Pedro et Paulo (igreja)". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/S._Pedro_et_Paulo_(igreja). Data de acesso: 6 de julho de 2020.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página