Ações

Sabbado 3. (Março)

De Atlas Digital da América Lusa

Sabbado 3. (Março)

Geometria
Saldanha.png






Faltando para se configurar as Cabeceiras do Arroyo de Santa Anna, e da canhada do dia 27 do mez passado, sahimos neste dia escoteiramente a indagação destes terrenos, e se fez huma Derrota de figura triangular.


1.° Lado

Rumo geral verdadeiro . Sudoeste 49.° 1/2

Distancias

em linha recta . 3. I. o, m. 2.

pelas Voltas . . . 3. 1, o.

Na primeira Legoa desta direcção depois de notarmos algumas Cahidas para a Costa Austral do Taquarembó, atrávessamos huma ponta de Coxilha, que vem da Grande, e que segue separando as agoas deste Rio, das do Arroyo de Santa Anna, de cujo no intervallo da segunda Legoa, passa¬mos os dous galhos, que se formão das suas Cabeceiras, e se unem pouco mais abaixo, a Oeste. No extremo deste primeiro lado, está a outra ponta de Albardão, que vem da mesma Coxilha de Taquarembó, e continua para o Poente, apartando as Vertentes do Arroyo de Santa Anna, das Cabe-ceiras da dita Canhada. Todo este Campo abundante de Gado Chimarrão he composto de Collinas altas e seguidas até couza de huma Legoa a Oeste onde fazem as Lombas, ainda mais elevadas huma especie de maior descida, para o terreno notado no dia 28 do mez precedente.


2º Lado

Rumo geral verdadeiro . . Sueste 58.0

Distancias

em direitura . . . 2. I. 1, m. 4.

pelas Voltas . . . 3. 1. 1, m 75.

Neste rumo se atravessarão as ultimas Cahidas, e Cabe¬ceiras da Canhada dos Peixes Grandes, as quaes já total¬mente findas, he o ultimo ponto deste lado, na Coxilha, que somente divide as agoas do Arroyo de Santa Anna, e do 2.0 galho do Ybicuy-guasu.


3º Lado

Rumo geral verdadeiro . . Nordeste 4.0

Distancias

em linha recta . 3. 1. 1, m.

pela estrada . . . 3. 1, 75.

Voltando para o Acampamento do Passo das Vacarias, tornamos a passar, porem mais acima, os galhos com agoa corrente, das Cabeceiras do Arroyo de Santa Anna, que vem ainda mais de Leste, couza de huma Legoa e subindo a Coxilha que os separa do Rio Taquarembó, baixamos ao Acampamento donde tinhamos sahido.

Do Arroyo de Santa Anna. A Sudoeste 51.0 do Acampamennto antecedente, e na distancia recta de duas Legoas, e tres quartos dezagoa este Arroyo no Rio Ybicuy-guasu pela sua margem Oriental, elle vem como acabamos de dizer, de huma dichotomia, ou repartição de pontas em que se divide a coxilha do Taquarembó, duas Legoas ao Ocidente do Albardão Grande. As suas Cabeceiras formão dous galhos pequenos, dos quaes o maior he o do Sul. Tem este Arroyo a direcção geral ver¬dadeira de Noroeste 72° e o comprimento de sete Legoas na sua mediania faz huma volta mais extravagante, em figura de hum n voltado as avessas, como a Nordeste, em cujo angulo ou Canto Oriental, se lhe ajunta o galho das suas Vertentes mais Septentrionaes na direcção de Noroeste 67.° 3/4 e de distancia de duas Legoas e terço: esta volta ou n que se observa neste Arroyo de altura e largura de huma Legoa, he para seguir por huma profunda quebrada do terreno: Elle abunda em aguas nativas, com varios passos nos seus dous Galhos, e tronco principal abertos não só pelos viajantes, mas tambem pelos bravos Touros, continuos Praticos, e Guias das das suas tropilhas: em raros Lugares, he bordado de arvoredo, e em poucas paragens repreza a sua correnteza nos fundos Poços e de nado.



Notas


Ficha técnica da Fonte
Autor: José de Saldanha
Data: 1786.
Referência: BN.
Acervo: Biblioteca Nacional.
Transcrição: David da Silva Carvalho e Taís Alves de Albuquerque.
link principal no BiblioAtlas: Diário resumido do Dr. José de Saldanha