Ações

Senhor Bom Jesus do Bonfim

De Atlas Digital da América Lusa

por Rafaela Araújo
Este site foi criado em uma Universidade Federal (UnB) e produz conteúdo de qualidade para todos (com a participação de diversos professores de outras instituições federais!).
Valorize esse patrimônio!
Diga não aos cortes!


A Igreja foi construída na Cidade da Bahia por volta de 1746 e 1754, para abrigar a imagem do Senhor Bom Jesus do Bonfim que havia chegado de Lisboa. A imagem foi trazida pelo Capitão de Mar e Guerra, o português Theodózio Rodrigues de Faria, em 1745. Neste ano foi criada a Irmandade de Devotos Leigos, posteriormente se chamou Devoção do Senhor Bom Jesus do Bonfim, tendo como objetivo difundir e perpetuar o culto ao Senhor do Bonfim, assim como também administrar o seu patrimônio. Contudo, por um Breve Papal de S.S. Pio XI, no ano de 1927, o templo foi elevado à condição de Basílica. [1]


Referências

  1. http://www.correios.com.br/selos/selos_postais/selos_2004/selos2004_09.cfm



Citação deste verbete
Autor do verbete: Rafaela Araújo
Como citar: ARAÚJO, Rafaela. "Senhor Bom Jesus do Bonfim". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Senhor_Bom_Jesus_do_Bonfim. Data de acesso: 20 de setembro de 2019.



Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)

Informar erro nesta página