Ações

Sexta feira 1º de Dezembro.

De Atlas Digital da América Lusa

Sexta feira 1º de Dezembro.

Geometria
Saldanha.png






Parte da jornada deste dia, foy ainda pela mesma Coxilha de Santo Antonio, parte pelo Albardão grande no espaço de mais Legoa e terço, e acampamos junto as Cabeceiras do Rio Negro[1] [2]. O denso fumo das queimadas no Campo, que escurecia Athemosfera, não consentia o poderem-se marcar alguns Serros, ou outros quaesquer pontos estabelecidos no terreno da Campanha anterior pára melhor se determinar o prezente acampamento, com tudo ... Proximamente.

Rumo geral verdadeiro . . . . Noroeste. 7o.0

em Linha recta 3. 1 2, m 6.

Distancias •

pela estrada 4. o, o.


Notas

  1. [Do autor] Dos Galhos que formão as Cabeceiras do Rio Negro, já se tratou na derrota, e Diários do 1.° de Fevereiro deste anno, e do Albardão grande, em varios outros Lugares.
  2. [Do autor]A’s Leys da Natureza obedecem todos os Corpos. O Supremo Ente Creador, parece que a todos pôs seus Limites. Não só admiramos a ordem invaria-vel dos movimentos dos Planetas nas suas Orbitas, não só o perenne Circulo de transmutaçoens infinitas entre toda a matéria, Corporea, mas ainda a repartição do Mundo para taes e taes Animaes. Os proprios da America não nascem na Europa, os da Azia, não produzem na Libia ardente. Dos Javalis não tem noticia alguma os Americanos ou índios Occidentaes, assim tambem os Europeos, desconhecerão os Porcos do Mato naturaes do Brazil senão fossem os descobertos, as Navegaçoens, e finalmente as assíduas descripçoens de Historia Natural. Eu imparcialmente entre hum grande Systematico, e hum grande Descriptor, quaes Mr. Linneu, e Mr. Buffon, não farei mais do que examinar estes Animaes com elles a vista, e acrescentar, ou Suprimir no que na verdade differirem nas suas descripçoens. Isto hé o que rezervo para o Supplem.to de Historia Natural a todos os Diarios, e aqui somente referirei aos Animaes que cazualmente se encontrarem, e delles huma succinta noticia como de passagem. Nesta marcha se vio atravessando a estrada hum grande Lote de Porcos do Mato, a. que os índios chamão Tayassú, com este nome posto que com differentes Letras a descreve Linneu, reduzindo-o a sus Tajacús, cuja rezumida descripção hé a seguinte. Mais pequenos, que os nossos Porcos domésticos da Europa, tem estes o corpo cinzento huma mancha amarella desmayada arroda dos hombros, huma cruz negra sobre o nariz, os pes, e maons mais escuras, e nestas huma malha branca sobre cada joelho. As sedas rijas por todo o corpo a excepção no interior das pequenas orelhas onde os cabellos são brandos, negros e. raros. A grossura caloza arroda da bocca e sobre o focinho. Huma glandula excretoria a imitação de hum umbigo sobre as costas com o cheiro almiscarado desagrádavel. Dentes dianteiros 4 de cima, e 6 — debaixo. Sem cauda alguma. Frequentemente se encontrão nestes Bosques do Brazil, não costumão investir. Servem para a comida estando gordos de outra sorte não se pode aturar o fertum da sua carne.


Ficha técnica da Fonte
Autor: José de Saldanha
Data: 1786.
Referência: BN.
Acervo: Biblioteca Nacional.
Transcrição: David da Silva Carvalho e Tais Albuquerque.
link principal no BiblioAtlas: Diário resumido do Dr. José de Saldanha