Ações

Sexta feira 4. (Maio)

De Atlas Digital da América Lusa

Sexta feira 4. (Maio)

Geometria
Saldanha.png






Em quanto os nossos volantes transportes seguirão em direitura para a Estancia de S. Domingos, fomos nós esco- teiramente fazer algumas averiguaçoens a respeito da Forqueta do Toropi-miri no Grande do modo seguinte: Caminhando huma milha a sueste subimos a Coxilha, e dali de¬terminada a sua entrada nos Bosques da Serra a Sudoeste quatro milhas voltamos por elle para Nordeste pelo espaço de Legoa e quarto, então deixando o bom caminho da estrada, que vai a S. Domingos, seguimos para Leste quazi Legoa, meya por Serros de ingremes descidas para a Costa Occiden¬tal do Toropi-miri, ao qual passamos, em hum mao passo de váo com bastante agoa corrente, e fundo pedregozo. Do terreno igualmente muito dobrado, e montuozo a Leste do mesmo Rio, viramos para o Sul pelo espaço de outra Legoa, e meya e atravessando dous pequenos Galhos na primeira Legoa, entramos na Coxilha que vem pela Estancia de S. Domingos, separando os dous Toropis por cuja depois de mar¬cada a sua immerção nos densos arvoredos da Serra tomamos a voltar quazi em hum só rumo de Nordeste 36.0 1/2 e na distancia de quatro Legoas e meya, até a Estancia de S. Domingos onde abarracamos nesta noite, havendo-se encontrado o Posto de S. João nesta mesma Coxilha, duas Legoas e hum quarto antes desta Fazenda e a ella pertencente. Rumo geral verdadeiro .

em linha recta

Distancias

pelas voltas

Nordeste 64.0 1/2

1. o, m. o.

9. 1, 4.

A latitude por estima . . A . . . 29o 11” 15”

Reprezenta a traça da Derrota percurrida neste dia a fi¬gura como de hum Ypsilon, ou — y — Gama Grego. O ter¬reno das margens destes Rios, mais duas Leguas, e meya ao Norte da Serra, he de Montes altos, porem os Albardoens, que os repartem são seguidos, até se esconderem n0 mato similhantes são as distancias umas das outras, similhantes são todos os Postos, as suas Igrejas, Cazas, os seus Ranchos, e os vizinhos capoens de Pessegueiros, so¬mente na quantidade de Gado, hé que differem. Costumão ter bastante Cavalhada mas quazi toda de corpo diminuto, e não admirão de gordos, tal he a falta de Pastos salitrados, ou poucos impregnados de sal vegetal da Natureza. Ella o mostra Lambendo-se os Cavallos huns aos outros quando estão suados, e a estes os mesmos Carneiros. Os dois Toropis são os Limites Lateraes desta Fazenda de S. Domingos, pertencente tambem ao Povo de São Miguel, e a Oeste da Coxilha Grande, o seu fundo he para a Serra, e a sua frente parte da Coxilha do segundo Yaguari, até o Posto de Mboccabera vindo a ter assim, o comprimento de oito Legoas e hum terço e a largura de duas a tres.

Do Toropi-miri. Este galho Occidental do Grande Toropi, faz a sua Barra já no interior da Serra, e do mato, couza de hua Legoa, porem as quebradas dos asperos Serros por donde estes Rios se encaminhão, persuadem a sua união tres Legoas, e hum quarto a Sueste 35.0 da Estancia de S. Tiago. As suas cabeceiras principião no recanto meridional da Coxilha, do segundo Yaguari, com a de S. Domingos, ou duas Legoas e meya milha a Sudoeste 35.0 do Posto de S. Borges (Acampamento de 2 de Mayo). A direcção geral do Toropi-miri he de Su¬doeste de 24.° 1/2 e sua distancia recta de sete Legoas huma milha, e tres quartos na mediania desta extensão faz elle hum bojo ou maior volta por Oeste, e ali he que tem hum Passo mais praticavel e uzado do que aquelle pelo qual passou a ultima derrota, e que dá a communicação da Estancia de S. Tiago, com a de S. Domingos, e pouco mais acima he que lhe entra hum galhito maior Lateral, que tem da banda do Poente, do cumprimento quazi de duas Legoas e meya, e que nasce milha e meya, mais a Lesnordeste do Posto de S. Jozé (Acampamento de tres de Mayo). Maior he a correnteza das agoas deste Arroyo; do que a bordadura do arvoredo das suas Costas, que em alguns Lugares he bem Limitado. Toropi quer dizer pelle de Touro, e miri pequeno. Os Tapes lhe pozerão este nome, deduzido certamente de algum facto particular, depois que nelle não se acha termo algum que explique Agoa, Arroyo, ou Rio. (*).






Notas


Ficha técnica da Fonte
Autor: José de Saldanha
Data: 1786.
Referência: BN.
Acervo: Biblioteca Nacional.
Transcrição: David da Silva Carvalho e Taís de Alves Albuquerque.
link principal no BiblioAtlas: Diário resumido do Dr. José de Saldanha