Ações

Sexta feira 5. (Janeiro)

De Atlas Digital da América Lusa

Sexta feira 5. (Janeiro)

Geometria
Saldanha.png






Sahindo do dito Acampamento, passamos o Arroyo da Cruz em hum passo já antigo, e desconcertado, e subindo de¬pois pela estreita Vereda na encosta de um Serro, e a preci-picio para o lado do Arroyo continuamos por melhor terreno, até que atravessamos emfim os Arroyos do Cemiterio e Licheguana (c) acampamos na costa Occidental do Ycabaquá, e junto ao seu passo chamado pelos Hespanhoes — dos Enforcados, da Columna, ou do Exercito — e pelos nossos — o de cima. 4

Rumo geral verdadeiro em direitura

Distancias

Noroeste 49o 1 2

1. 1 2, m.

pelas voltas

5 o, o.

A . . 30o 54' 1 4 ° 12

Latitude observada

Longitude por estinia, contada sobre o Plano . .... . ... . • . 324°- 28 23

Do Arroyo da Cruz, ou das Torrinhas

O galho Meridional do Rio Ycabaquá, que segue ao de Caroya, hé este dous pequenos galhos recebem as suas Cabeceiras das faldas do Norte da Coxilha de Santo Antonio Velho (28 de Dezembro 1786.) depois de encanadas Caminhão como já vimos, por campo dobrado, aspero, e quebrado. O rumo geral desde, a mediania das suas-Cabeceiras até a sua Barra hé de Nordeste 22o 12 e a sua distancia recta de sete Legoas. Neste Arroyo entra pelo lado do Nas¬cente outro galho chamado o dos Cinco Serros, por quanto elles tem origem, ou 2. m. 2' ao Norte do Acampamento, do citado dia 28, e das faldas, occidentaes da Serra de Yca-baquá. A direcção geral deste galho até o seu Arroyo da Cruz, hé de Nordeste 90 e a distancia recta de 4 L 1, m. 4' são em tudo similhantes as suas propriedades ás do Arroyo grande, ou de Caroya.

Dos pequenos Arroyos de Licheguana, e Cimiterio.

Abaixo do paso dos enforcados 1. L. 1, m. 25 a Sueste 47o entra no Ycabaquá pela mesma margem do Sul, o Ar¬royo do Cimiterio, cujo não vem das Coxilhas geraes, mas sim da dichotomia de outras, a sua direcção geral hé de Nordeste 30 1/4, e a distancia recta, de quatro Leguas, e hum quarto. Conserva bastante quantidade de agoa, por ser empoçada, e quazi sem correnteza, de sorte, que ainda neste tempo deverão tem varios poços de nado: noutras partes elle epraya pelo seu fundo arenozo, e se lhe percebe então á corante. O seu arvoredo ainda, que não hé demasiada¬mente Largo, sempre hé sufficiente para dar jazigo as Antas, (d). Porcos do Mato e outros animaes. Na mediania da sua extensão, e junto a sua Costa Occidental, tem huma serrania de legoa e meya de comprido, formada de pedra descoberta e a maneira de huma muralha perpendicular, e escarpada sobre o Arroyo. A imitação deste corre o da Lichiguana na direcção geral de Noreste 23o 1/2 com a distancia recta de pouco mais de tres Legoas desde as suas Cabeceiras até a sua forqueta no Ycabaquá, meya Legoa a Sueste 10o abaixo do dito Passo dos enforcados: tem maior quantidade de Bosque e o seu Passo que está hum terço de milha acima da sua Barra, hé fundo, de sorte que hum pouco para os lados se acha de nado Ha alguns passos no Rio Ycabaquá antes deste chamado o de cima porem nunhum lhe iguala na bondade, e esprayado, aquelie que se encontra abaixo do acampamento do dia 3 do prezente, quazi sempre está de nado: o de Jozé Minuano ) 1). situado duas Legoas e meya tambem abaixo deste, hé da mesma forma, elle dá sahida a estrada que vem das Cabe¬ceiras do Rio Negro, pelo Albardão entre os arroyos da Cruz, e do Cemiterio. Do succcesso de enforcarem os Hespanhoes, a cinco ínfefices índios nos troncos das próprias arvores, pelos jul¬garem espias nossos no tempo da ultima guerra, ficou o nome deste passo como tambem da passagem do seu Exercito, ou Columna de Tropa, quando pretendião acommetter ao Rio Pardo: por este mesmo com mais feliz e effeituozo fim se retirarão os nossos Esquadroens, quando voltarão de atacar e tomar o Forte de Santa Tecla. Nós conservamos da parte do Norte deste passo e distante couza de quatro Legoas, huma Guarda chamada a das pedras.



Notas


Ficha técnica da Fonte
Autor: José de Saldanha
Data: 1786.
Referência: BN.
Acervo: Biblioteca Nacional.
Transcrição: David da Silva Carvalho e Tais Albuquerque.
link principal no BiblioAtlas: Diário resumido do Dr. José de Saldanha