Ações

Compasso

De Atlas Digital da América Lusa

(Diferença entre revisões)
(Criou página com 'É um instrumento com duas hastes, uma delas possui uma ponta pontiaguda para firmar no papel ou um plano qualquer e a outra possui um grafite para riscar no papel as medidas ...')
 
Linha 1: Linha 1:
É um instrumento com duas hastes, uma delas possui uma ponta pontiaguda para firmar no papel ou um plano qualquer e a outra possui um grafite para riscar no papel as medidas tiradas pelo cartógrafo. Possui utilidade na solução de problemas geométricos e, no caso da cartografia, especialmente para fazer medidas e transpor medidas de um lugar a outro, tal como na transposição de escalas diferentes. Segundo Bluteau <ref>BLUTEAU, Raphael. Vocabulario portuguez & latino: aulico, anatomico, architectonico ... Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1712 - 1728. 8 v.</ref> o compasso é: ''Instrumento geométrico de ferro ou de outro metal, com que se tomam medidas, se fazem círculos e outras figuras. Chama-se assim, porque com ele quase a passos se mede o que se quer. Para se fazer um círculo se há de firmar um aos pés do compasso e com o outro andar ao redor de um ponto''.     
+
É um instrumento com duas hastes móveis presas uma a outra. Uma delas possui uma ponta pontiaguda para firmar no papel ou um plano qualquer e a outra possui um grafite para riscar no papel as medidas tiradas pelo cartógrafo. Possui utilidade na solução de problemas geométricos e, no caso da cartografia, especialmente para fazer medidas e transpor medidas de um lugar a outro, tal como na transposição de escalas diferentes. Segundo Bluteau <ref>BLUTEAU, Raphael. Vocabulario portuguez & latino: aulico, anatomico, architectonico ... Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1712 - 1728. 8 v.</ref> o compasso é: ''Instrumento geométrico de ferro ou de outro metal, com que se tomam medidas, se fazem círculos e outras figuras. Chama-se assim, porque com ele quase a passos se mede o que se quer. Para se fazer um círculo se há de firmar um aos pés do compasso e com o outro andar ao redor de um ponto''.     
  
 
{{Citar|nome=Leon|sobrenome=Azevedo}}
 
{{Citar|nome=Leon|sobrenome=Azevedo}}

Edição de 10h03min de 25 de março de 2013

É um instrumento com duas hastes móveis presas uma a outra. Uma delas possui uma ponta pontiaguda para firmar no papel ou um plano qualquer e a outra possui um grafite para riscar no papel as medidas tiradas pelo cartógrafo. Possui utilidade na solução de problemas geométricos e, no caso da cartografia, especialmente para fazer medidas e transpor medidas de um lugar a outro, tal como na transposição de escalas diferentes. Segundo Bluteau [1] o compasso é: Instrumento geométrico de ferro ou de outro metal, com que se tomam medidas, se fazem círculos e outras figuras. Chama-se assim, porque com ele quase a passos se mede o que se quer. Para se fazer um círculo se há de firmar um aos pés do compasso e com o outro andar ao redor de um ponto.






Citação deste verbete
Autor do verbete: Leon Azevedo
Como citar: AZEVEDO, Leon. "Compasso". In: BiblioAtlas - Biblioteca de Referências do Atlas Digital da América Lusa. Disponível em: http://lhs.unb.br/atlas/Compasso. Data de acesso: 1 de junho de 2024.


Baixe a referência bibliográfica deste verbete usando

BiblioAtlas recomenda o ZOTERO

(clique aqui para saber mais)



Informar erro nesta página


Erro de citação: existem marcas <ref>, mas nenhuma marca <references/> foi encontrada