Ações

Quarta feira 7. (Março)

De Atlas Digital da América Lusa

Edição feita às 10h45min de 29 de abril de 2014 por Tiagogil (disc | contribs)

(dif) ← Versão anterior | ver versão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

Quarta feira 7. (Março)

Geometria
Saldanha.png






Postos em marcha passamos para a parte do Norte do Arroyo Sauce, e atravessando algumas das suas Cahidas Lateraes, que baixa o do Albardão Grande, subimos ao cume do Serro de Mbatobi a fazer varias marcaçoens de hum ponto tão elevado, como aquelle, e fomos depois acampar hum quarto de Legoa ao Norte delle na falda Oriental da Coxilha Grande e perto do Posto de Indios do Povo de S. Miguel, que alli conservão os Hespanhoes.

Rumo geral verdadeiro Noroeste 17.° 1/2

Distancias

em direitura 2. 1. o, m. 3.

pela estrada 2. o, 8.

Latitude observada . . . . A . 30o 31’ 9

O Caminho geral logo depois do passo do Arroyo Sauce, segue por huma ponta de Coxilha, entre as Cahidas do mesmo. e em volta de Leste, sahe no Albardão Grande, por elle continua, e pelas faldas Occidentaes do Serro de Mbatobi.

Do Serro de Mbatobi. Na exacta latitude Austral de 3o.0 32' e na Longitude Oriental, sobre o Plano de 323.0 23’ 1/2 se acha o cume deste Serro, composto de tres Montanhas de differentes alturas, das quaes as duas maiores correm na direcção de Leste-Oeste, e pelo espaço como de hum quarto de Legoa, e quazi redon¬das; ao lado Occidental nasce da mediania Oriental do dito Albardão Grande, e com este já he superior a todo mais terreno no circuito de dez Legoas a faz parecer mais elevada, do que na realidade hé. O Monte da parte do Nascente, con¬tiguo ao antecedente, hé alguma couza mais baixo, porem como as suas faldas apanhão já o Valle Oriental da mesma Coxilha grande, são mais extensas e acabão a precipicio sobre a caixa pedregoza, e aspera, confuza com o arvoredo de que he abundantemente bordada, e que recebe as agoas immediatas. Ao Sul da alta Collina Occidental, muito proximamente está o terceiro Monte formado de asperezas de pedras de menor altura, que os outros, e de menos diâmetro, ou figura mais cônica. No vertece da Montanha do Poente, se encontra hua cruz de pao já carcomida pelo tempo, e com seus Letreiros em Guarani pouco perceptiveis, e ainda menos, os que se achão escriptos cm algumas das pedras, que compoem outra cruz, que ali ha esculpidas sobre a terra e virada para o Norte, no comprimento como de huma sepultura: este espaço rectan¬gular está limpo de Grama, ou Capim que costuma nestes Paizes cobrir a superficie do campo, donde he de prezumir, que os Indios se servissem deste Lugar, para os seus enterros (c). Da união destas duas Collinas, ou Montanhas maio¬res, nasce uma vertente do lado Meridional, com seu pequeno Bosque e cujas agoas, assim como todas as mais deste Serro, se ajuntão em hum galho do Rio Bacacay, de que adiante se ha de tratar. Não ha quem dê a verdadeira etimo¬logia a este nome Mbatobi; sabe-se somente, que he pela figura alta, e propria que os Tapes assim o chamão da mesma sorte que dicemos de Mbaye. Os Hespanhoes tem pouco mais ao Norte deste Serro, e junto da Coxilha grande nas Cahidas para o Bacacay, huns pequenos e mal formados Ranchos, onde estavão cinco Indios com o seu capataz, os quaes naquelle Lugar não somente serve para a condução das Paradas, correyos, ou avizos de Missoens, para o Forte de Santa Tecla; mas tambem para reterem nestes campos o Gado cançado, quando passão as Vacarias para os Povos; e não deixarem sahir para os Rincoens do Bacahy, mais proximos as Estancias Portuguezas a estas Rezes, e outras, sobre este Lugar, e outras, que ainda com alguma abundancia, se vê nesta Campanha vizinha.



Notas


Ficha técnica da Fonte
Autor: José de Saldanha
Data: 1786.
Referência: BN.
Acervo: Biblioteca Nacional.
Transcrição: David da Silva Carvalho e Taís Alves de Albuquerque.
link principal no BiblioAtlas: Diário resumido do Dr. José de Saldanha